Serviços Médicos

Linhas de Cuidado » Cirurgia Bariátrica

Especialistas

Cirurgia Bariátrica

  • Carlos Alberto Teles Drews
  • Julia Medeiros Huber
  • Juliano Erdmann Nunes
  • Rafael Scienza Rosito
  • Renata Carvalho da Silva
  • Renato Souza da Silva
  • Rodrigo Buhler
  • Tatiana da Silva Pereira

O Hospital Divina é referência na Região Sul em cirurgia bariátrica. O Centro Integrado de Tratamento da ObesidadeMórbida (Citom) da instituição conta com uma equipe de profissionais das áreas de Cirurgia, Anestesiologiae Clínica – além de Nutrição, Psicologia e Assistência Social.

Com mais de 4.700 procedimentos realizados, seguindo os mais rígidos protocolos de segurança, é acreditado como Centro de Excelência em Cirurgia Metabólica e Bariátrica pela Surgical Review Corporation (SRC).

Atua de acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), com equipes multie interdisciplinares, estrutura física adaptada e centros cirúrgicos altamente preparados para oferecer assistência integral aos pacientes.

Comandado pelo cirurgião Renato Souza Silva, o Citom é parceiro do Hospital Divina desde2001, quando foi realizada a primeira cirurgia bariátrica videolaparoscópica na instituição. Presta atendimentoem consultório particular e utiliza a estrutura do hospital para a realização dos procedimentos cirúrgicos,além de pré e pós-operatório.

“Referência na
Região Sul em
cirurgia bariátrica”

Avenida Praia de Belas, 1212 / sala 1418
Bairro Menino Deus
(51) 3211.1537 / 3018.1537

Clique para acessar o site

Estrutura

O Hospital Divina conta com uma estrutura adequada para o tratamento da obesidade mórbida. Todas as instalaçõese equipamentos estão adaptados às necessidades dos pacientes – do mobiliário aos instrumentos cirúrgicos utilizadosno procedimento.

A segurança dos processos é assegurada pela própria estrutura hospitalar, que dispõe de serviços de diagnóstico, enfermagem,fisioterapia, radiologia, endoscopia, ecografia, laboratório de análises clínicas, plantão médico 24h no Pronto Atendimento e um moderno Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Reuniões Mensais

A equipe multidisciplinar do Citom realiza uma reunião mensal com pacientes já operados ou que se preparam para a cirurgia,para esclarecer dúvidas e ouvir depoimentos. Familiares são bem-vindos.

O que é Obesidade Mórbida

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a SBCBM consideram um Índice de Massa Corporal (IMC) de 40 ou maior obesidade severa,também chamada de obesidade mórbida ou obesidade clinicamente grave.

Os indivíduos obesos apresentam um risco aumentado para várias doenças incluindo hipertensão, doenças cardíacas e diabetes.O risco destas doenças se eleva quanto maior for o grau de obesidade.

Objetivos da Cirurgia

  • Melhorar a qualidade de vida através de um processo progressivo de perda de peso;
  • Prevenir e tratar as patologias associadas à obesidade;
  • Ajudar na resolução dos problemas psicossociais associados à obesidade.

Equipe médica

Renato Souza da Silva
Cirurgia geral e do aparelho digestivo

Rafael Scienza Rosito
Cirurgia geral e do aparelho digestivo

Renata Carvalho
Cirurgia geral e videolaparoscopia

Rodrigo Bühler
Cirurgia geral e oncológica

Tatiana da Silva Pereira
Cirurgia geral e endoscópica

Juliano Erdmann Nunes
Anestesiologia

Alfeu Roberto Rombaldi
Cardiologia

Carlos Drews
Cardiologia

Elton Erhardt
Endocrinologia e Metabologia

Julia Huber
Psiquiatria

Equipe multidisciplinar

Ana Lúcia Carvalho
Psicologia

Simone Fonseca
Nutrição

Sonia Coutinho
Nutrição

O que são Linhas de Cuidado?

Metodologia baseada na capacidade do hospital em atender completamente as necessidades de um paciente em determinadas especialidades.

Ou seja: fazer com excelência aquilo que se propõe.

Como funcionam?

Cada uma das Linhas de Cuidado tem um coordenador responsável por identificar as necessidades do paciente, organizar os níveis de atendimento e orientar as equipes médicas de cada setor.

Funcionam com envolvimento multidisciplinar, diretrizes clínicas, fluxos e protocolos que garantem a qualidade e a continuidade do tratamento.
O coordenador acompanha etapa por etapa, e determina se algum procedimento fora do planejamento inicial precisa ser realizado.

Assim, o paciente tem a segurança de que a sua saúde está sendo tratada como deve: com todo cuidado e atenção.

Como posso ter certeza de que serei bem atendido?

Todos os processos são aperfeiçoados continuamente através de avaliações rigorosas, novos investimentos e capacitação técnica.

O Hospital Divina conta com equipes médico-assistenciais preparadas e tecnologia de ponta para atender em cada uma das Linhas de Cuidado.

Além disso, todos os profissionais são orientados conforme a missão humanitária das Irmãs da Divina Providência, em que o bem-estar humano e acolhimento estão em primeiro lugar.

Doe Agora