Serviços

Agência Transfusional

Agência Transfusional é o setor responsável por todo o controle de hemocomponentes utilizados no hospital. Também é o setor responsável pela solicitação, armazenamento, controle de estoque de hemocomponentes, testes pré-transfusionais, transfusões e acompanhamento de pacientes transfundidos.

A Agência Transfusional é responsável pela execução de todas as provas pré-transfusionais, tipagens sanguíneas, ABO/RhD e testes de compatibilidade sanguínea, pesquisas de anticorpos, instalação e monitoramento de todas as transfusões, obedecendo criteriosamente aos padrões de qualidade exigidos e a todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e ANVISA. O Hospital Estrela conta com uma agência transfusional completa, que possui equipamentos de ponta, revisados e calibrados periodicamente, além de uma equipe capacitada à realização de todos os procedimentos que envolvem as transfusões de hemocomponentes.

O sangue utilizado em qualquer procedimento dentro do Hospital Estrela, é solicitado à Agência Transfusional, que mantém um estoque dos principais hemocomponentes (Concentrado de Hemácias, Plaquetas, Plasma fresco congelado). Cada hemocomponente é separado e armazenado pelo fator ABO/RhD. Em caso de transfusão a Agência transfusional é acionada. São coletadas amostras de sangue do paciente para realização das provas pré-transfusionais visando à compatibilidade do receptor com as bolsas disponíveis na agência. Caso a agência não possua bolsas compatíveis, o HEMOSC é acionado para suprir a necessidade do paciente. Com os testes pré – transfusionais realizados, o paciente encontra-se apto a ser transfundido e é acompanhado em tempo integral durante todo o procedimento.

Doe Agora