Rede de Saúde Divina Providência

Quem Somos

Somos o resultado de mais de quatro décadas de serviço apostólico para o cuidado à vida, compromissado com a eficiência e fidelidade ao carisma da Congregação das Irmãs da Divina Providência.

Fundada em 06/01/1956, a Rede congrega cinco hospitais, um Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares (ATNC) e 34 Unidades de Saúde, todos no RS: hospitais Divina Providência e Independência, além do ATNC e das Unidades de Saúde (Porto Alegre), São José (Arroio do Meio), Estrela (Estrela) e Santa Isabel (Progresso).

A Rede, com mais de 3.100 funcionários e 3.032 médicos credenciados, realiza, ao ano, em torno de 21.000 cirurgias, 250.000 atendimentos médicos ambulatoriais e 590.000 de serviços auxiliares de diagnóstico.

Direcionadores Estratégicos

Sociedade Sulina Divina Providência

A SSDP é uma pessoa jurídica de direito privado, subespécie associação, de assistência à saúde, educacional, cultural, beneficentee de assistência social, com atividade preponderante na área da saúde, sem fins econômicos e lucrativos, constituídasob a inspiração dos ensinamentos e do carisma da Congregação das Irmãs da Divina Providência. É Certificadacomo Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Ministério da Saúde (CEBAS-SAÚDE).

Congregação das Irmãs da Divina Providência

Fundada em 3 de novembro de 1842 pelo sacerdote Eduardo Michelis (1813-1855), a Congregação das Irmãs da Divina Providência foi uma resposta de fé a uma necessidade concreta daquela época: desamparo social e miséria que assolavam a cidade de Münster, na Região da Westfália, noroeste da Alemanha.

O sacerdote Eduardo Michelis, ao retornar dos anos de cadeia, ficou impressionado pela miséria social, pelo desamparo físicoe intelectual e pelas necessidades morais e espirituais das crianças, especialmente dos órfãos das camadasmais pobres da cidade de Münster. À luz de sua profunda fé na Divina Providência ele reconheceu nesta realidadeum apelo de Deus e respondeu a este desafio com uma atitude de amor cristão. Resolveu fundar uma CongregaçãoReligiosa a quem lhe deu o nome de Congregação das Irmãs da Divina Providência.

A Congregação começou com algumas jovens que estavam dispostas a dedicar-se às crianças órfãs e pobres, em nome de Jesus e seu Evangelho. Eduardo Michelis, desde o início de sua obra, buscou pessoas dispostas a colaborar com o seu desenvolvimento. Gradativamente a Congregação foi se desenvolvendo e ampliando sua atuação em novas atividades e em outros espaços. A ilimitada confiança na Providência de Deus foi, ao longo da história, a mola propulsora para a vida da Congregação que tem a missão de “Enviadas por Jesus Cristo, testemunhar a todos, especialmente aos pobres a esperança cristã e o amor de Deus”.

Eduardo Michelis

Porto de Florianópolis, Santa Catarina, onde as primeiras seis Irmãs chegaram no dia 27.03.1895.

“Deus é Pai e providencia o que é melhor para seus filhos. Por isso ser Irmã da Divina Providência significa ser presençado Amor e da Ternura de Deus pelo nosso ser e agir”.

Do subúrbio de Münster para o mundo

Em março de 1895, chegaram ao Brasil as primeiras Irmãs, estabelecendo-se em Tubarão, Santa Catarina. Ao longo dos anos,elas expandiram seu trabalho missionário para outras regiões do Brasil e da América Latina. O ingresso da Congregaçãono Rio Grande do Sul data de 1918, na cidade de Pelotas.

Em Porto Alegre, o trabalho iniciou no Hospital Beneficência Portuguesa e no Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Estivadores e Transportes de Cargas (IAPTEC), hoje Hospital Presidente Vargas. As Irmãs também cuidavam da Casa Araceli, um residencial para descanso e recuperação de padres. Atualmente é o prédio administrativo do Hospital Divina.

Vejaaqui a história do Hospital Divina.

Com sede em Münster, a Congregação hoje também está presente na Alemanha, Holanda, Indonésia, África (Malawi e Moçambique). Na América Latina, está presente no Brasil, na Bolívia e no Paraguai. Além de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no Brasil, a Congregação tem comunidades no Paraná, Mato Grosso, Rondônia, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Pará e Amazonas. Sua organização se faz através de Províncias e Regiões. Os hospitais da Rede Saúde Divina Providência pertencem à Província Mãe da Providência, com sede em Porto Alegre.

Veja o site oficial da Congregação das Irmãs da Divina Providência em português.

Primeira Casa Matriz da Congregação, onde funcionava o orfanato, foi destruída durante a II Guerra Mundial

Primeiras missionárias vieram para o Brasil em 1895, estabelecendo-se em Santa Catarina

Início da missão no Rio Grande do Sul iniciou em 1918, na Beneficência Portuguesa de Pelotas

Doe Agora