O Estrela

História

Hospital

O Hospital Estrela (HE) foi fundado em 14 de abril de 1929, com o nome de Casa de Saúde Estrelense, iniciando com 25 leitos para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos e pediátricos. Desde a sua inauguração, o Hospital passou por muitas ampliações e transformações. À medida que a população aumentava, o Hospital ampliava seu espaço físico e também aperfeiçoava-se tecnologicamente, e cada vez mais profissionais especializados integravam o Corpo Clínico e funcional do Hospital.

A partir de 1984, devido as grandes mudanças no sistema de saúde e outras dificuldades que foram se somando às dificuldades administrativas, a mantenedora optou por uma assessoria administrativa especializada em gestão hospitalar, que assumiu o Hospital em comodato por dez anos.

O hospital foi reassumido pelas irmãs em 1º de julho de 1997, com 46 leitos, descredenciado do SUS, e com diversas melhorias a serem implementadas. Pouco a pouco foi reestabelecida parte da capacidade instalada e criou-se ambiente para o atendimento integral e universal. Com o retorno das irmãs foram retomados os investimentos, o atendimento ao SUS e a filosofia de trabalho das irmãs.

Em abril de 1999, para facilitar a gestão e prestação de contas junto ao governo, a mantenedora fez desmembramentos, criando a AFRAS – Associação Franciscana de Assistência à Saúde. O HE pertence às Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, tendo por mantenedora a Associação Franciscana de Assistência à Saúde, e, atualmente por elas dirigido. Tem aproximadamente 12.000 m² de área construída.

Hospital
Hospital

Muitas reformas e adequações foram realizadas, principalmente nas acomodações, visando conforto e segurança aos pacientes. Recentemente foram remodeladas duas unidades clínicas, uma para atendimento de convênios e particulares, e outra para atendimento SUS, oferecendo ainda espaço exclusivo para pacientes de Saúde Mental.

Desde o dia 1º de janeiro, a Rede de Saúde Divina Providência (RSDP) é oficialmente a administradora do Hospital Estrela (HE). Com a transferência de atividade hospitalar, a instituição soma-se aos outros quatro hospitais gerenciados pela Rede: Divina Providência e Independência (ambos em Porto Alegre), São José (Arroio do Meio) e Santa Isabel (Progresso).

Atualmente, o Hospital Estrela conta com recursos de diagnóstico, tratamento e reabilitação, dispondo de uma equipe multidisciplinar habilitada e qualificada. Seu corpo clínico caracteriza-se pelo elevado nível profissional, bem como, uma estrutura hospitalar empenhada em ressaltar a persistência e determinação em transpor os obstáculos surgidos.

Hospital

Doe Agora