Notícias

13/12/2021

RSDP divulga trabalhos da 1ª Jornada em Saúde e 1ª Mostra de Experiências da Atenção Primária à Saúde

A 1ª Jornada em Saúde e a 1ª Mostra de Experiências da Atenção Primária à Saúde (APS), promovidas pela Rede de Saúde Divina Providência na sexta-feira, 10, e sábado, 11, proporcionou o compartilhamento e a valorização de iniciativas que fortaleçam e inovem a APS nos territórios dos serviços de saúde do Município de Porto Alegre/RS.

Os eventos ocorreram em forma de Webinar, direcionado aos trabalhadores de saúde, gestores e acadêmicos/residentes que atuam nas equipes da APS de Porto Alegre e à comunidade em geral. Dos 252 inscritos, 170 participaram. Foram recebidos 56 trabalhos, nove deles selecionados para apresentação oral e os demais para pôsteres.

O intercâmbio de experiências serviu para contribuir com a reflexão e a melhoria na produção do cuidado e da gestão em saúde nos serviços que constituem o principal ponto de contato dos usuários com o SUS.

A Jornada e a Mostra abordaram os eixo temáticos:

 1. Princípios e Atributos da APS: Trabalhos que abordem a divulgação e o fortalecimento dos princípios e atributos da APS. 

2. Papel da APS no contexto da Pandemia Covid: experiências que abordem a reorganização dos serviços em virtude da pandemia, como ações vinculadas ao acolhimento na APS, processos de monitoramento de usuários, ações de articulação da rede, entre outras.

 3. Fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde  (PICS) na APS: experiências de ações que visem a organizar e a promover a qualificação na atenção à saúde dos usuários a partir do uso de PICS. 

Conheça os trabalhos apresentados acessando os arquivos anexos.

Confira outras notícias