Notícias

11/04/2024

Quase 19 mil atendimentos domiciliares em 2023, nas 38 unidades de saúde administradas pela RSDP

Compartilhe:

Nas 38 unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) - gerenciadas pela Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP), em Porto Alegre, realizamos 18.808 visitas domiciliares em 2023. As equipes vem, gradualmente, aumentando os atendimentos.

Quando a RSDP assumiu as unidades de saúde, em 2020, iniciou com 8.129 visitas nas casas de pacientes impossibilitados de irem até as consultas, por questões como dificuldade de mobilidade por exemplo. Em 2021, as visitas saltaram para 18.099; e em 2022 para 18.803.

O comitê gestor da APS tem orgulho de estar crescendo em números de atendimento e em qualidade, sempre com o principal propósito: o cuidado amoroso à vida.  A dona Maria Eva Lima Leite é usuária da Unidade de Saúde (US) Jardim da Fapa, em Porto Alegre.

Ela está bem faceira por ser uma das pacientes que integra os atendimentos domiciliares feitos pelas equipes de Saúde da Família da APS. Dona Maria reforça que o posto é muito bom e que “gosta muito do pessoal”, de toda a equipe.

Trajetória

Há 4 anos, a RSDP reiniciava sua trajetória na Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre, com a gestão dos recursos humanos das US. O alinhamento entre a missão institucional e a essência da APS fortaleceu o senso de pertencimento dos profissionais e a relação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS)/Prefeitura.

Com o passar do tempo, a RSDP assumiu, progressivamente, as US, sempre alinhada ao seu propósito e impactando uma população de 325 mil pessoas (aproximadamente, 20% da população municipal), assumindo também a gestão de serviços, manutenção, equipamentos e investimentos, além de ampliar a
oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde para usuários e colaboradores, nas 38 US que assumiu.

O contrato, que era renovado anulamente, também evoluiu, passando para um período de 5 anos renovável por mais 5, por meio do edital de concorrência do final de 2022, para assumir a gestão das US, por região, a partir de março de 2023.

O edital , segundo o comitê gestor da APS, representa um marco na história da saúde pública de Porto Alegre, atestando a possibilidade de qualificação de serviços por meio da relação de parceria com instituições.

"A RSDP, com um belo trabalho conjunto intersetorial, venceu o processo nas quatro regiões e pôde escolher em qual iria assumir a operação. A escolha pela região Leste foi baseada na valorização e no vínculo com seus profissionais", é destacado pelo comitê.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora