Notícias

20/03/2024

Dia Nacional de Atenção à Disfagia - 20 de março

Os Hospitais Divina, Independência e Estrela, da Rede de Saúde da Divina Providência contam com fonoaudiólogos

Compartilhe:

No dia 20 de março é comemorado o “Dia Nacional de Atenção à Disfagia”. Este problema é caracterizado por uma dificuldade para engolir os alimentos, líquidos e secreções como a saliva. Acomete pessoas em qualquer faixa etária, desde recém-nascidos até idosos.

Os principais sinais e sintomas da disfagia envolvem a presença de tosse, engasgo, sufocamento, esforço/ruído respiratório durante ou após a alimentação e sensação de alimento parado na garganta.

As doenças neurológicas, o câncer de cabeça e pescoço, a intubação orotraqueal prolongada em pacientes de UTI, algumas doenças genéticas e o próprio envelhecimento são alguns fatores de risco para desenvolvê-la. Na população acima de 50 anos está presente em até 22% e 8 em cada 10 idosos experimentarão este sintoma.

Caso você, seu familiar ou seu paciente apresente alguma dificuldade para se alimentar, procure um FONOAUDIÓLOGO nos hospitais Divina, Independência e Estrela, da Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP), pois ele é o profissional habilitado a avaliar, orientar e reabilitar a disfagia orofaríngea. 

Texto:

Fonoaugióloga Dra. Camila Etges
Fonoaudióloga Monica Melos
Fondoaudióloga Esp. Renata Prates

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora