Notícias

20/03/2024

Chegada do outono aumenta as doenças respiratórias

A nova estação tem início hoje - 20 de março

Compartilhe:

O outono é a estação de transição entre o verão e o inverno. Em geral, os dias passam a ser mais agradáveis. No entanto, ocorre uma maior variação de temperaturas ao longo do dia. Além disso, há uma redução da umidade do ar e piora da poluição. Também, com a chegada do frio, há uma tendência maior de as pessoas ficarem em ambientes fechados. De acordo com a pneumologista do Hospital Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, Rafaela Bernardi, todos esses fatores somados, geram um aumento progressivo das doenças respiratórias nesse período. 

Rafaela destaca que resfriados e gripes passam a ser mais comuns. “Além disso, também registramos o aumento das infecções bacterianas, como pneumonias e piora de doenças alérgicas, como asma e rinite. Crianças e idosos são os que mais apresentam complicações e por isso, devem receber mais atenção”, reforça.

Conforme a pneumologista, para prevenir as doenças respiratórias típicas do período, devemos evitar aglomerações de pessoas, intensificar a higiene de mãos, evitar contato com pessoas que apresentem sintomas respiratórios e manter as vacinas em dia. “Vacinas contra influenza e COVID se tornam ainda mais importantes nessa estação do ano. Além disso, é importante lembrar que temos disponibilidade da vacina pneumocócica, que previne contra o principal tipo de pneumonia bacteriana, e está indicada na população idosa e com comorbidades”, alerta.

A profissional indica que, para evitar crises alérgicas em pessoas com asma ou rinite, é muito importante manter o tratamento regular, sem falhas. Além disso, alguns cuidados em casa são essenciais, deve-se manter a casa limpa e arejada, a fim de evitar acúmulo de poeira e mofo,  lavar roupas e cobertores, que estejam guardados, e não esquecer da limpeza do ar condicionado.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora