Notícias

13/03/2024

Alimentação saudável é abordada na US Vila Pinto

Ação fortalece o vínculo com a comunidade

Compartilhe:

O Grupo de Convivência da Unidade de Saúde Vila Pinto, no Jardim Carvalho, em Porto Alegre, trabalha diversos temas de saúde de forma horizontal e coletiva, fortalecendo o vínculo com a comunidade. No último encontro, ocorrido no dia 13 de março, foi abordado o tema alimentação saudável, por meio de uma oficina culinária voltada para pacientes hipertensos e  diabéticos. 

“A alimentação saudável é fundamental para o manejo eficaz dessas condições crônicas. A dieta desempenha um papel central no controle da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue, sendo um dos principais pilares do tratamento e da prevenção de complicações relacionadas à hipertensão e diabetes”, explica a técnica em enfermagem da unidade Vanessa da Silva Machado.

Para condução do grupo, além dos profissionais da equipe da unidade de saúde, houve a participação de uma nutricionista convidada, que compartilhou informações e experiências sobre hábitos alimentares saudáveis. Na atividade, os pacientes puderam aprender estratégias práticas para planejar refeições equilibradas, interpretar rótulos nutricionais e fazer escolhas alimentares conscientes em diferentes contextos sociais.

Os participantes também puderam acompanhar a preparação de algumas receitas práticas, de baixo custo e saudáveis. “Integrar discussões sobre alimentação saudável nos grupos de convivência é essencial para capacitar os participantes a fazer escolhas alimentares mais conscientes e promover um estilo de vida saudável, contribuindo assim para o controle eficaz da hipertensão e diabetes e para a melhoria geral da qualidade de vida”, avalia a gerente da US Vila Pinto, Daiane Prass.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora