Notícias

01/03/2024

Câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) 70% dos casos estão concentrados nas regiões Sudeste e Sul

Compartilhe:

O mês de março é conhecido pela cor Azul-Marinho em conscientização ao câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima o surgimento de 41 mil novos casos por ano no País. De acordo com o Inca, 70% dos casos estão nas regiões Sudeste e Sul.

O coloproctologista do Hospital Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, dr. Enrico Sfoggia, explica que o câncer colorretal origina-se no intestino grosso, também chamado de cólon e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus. “Acomete homens e mulheres, principalmente, idosos, podendo iniciar-se antes mesmo dos 40 anos de idade. Os sintomas mais comuns são dores abdominais, alteração do hábito intestinal, perda de peso, sangramento anal, e fadiga, entre outros”, contextualiza.

Conforme Sfoggia, é um câncer tratável e, mais ainda, prevenível. Ele cita cuidados que as pessoas devem fazer para sua prevenção e destaca que estão relacionados a uma vida mais saudável. “Alimentação rica em fibras e pobre em gorduras, frituras, embutidos e enlatados, carne vermelha assim como a perda de peso, a atividade física regular, parar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, entre outras”, exemplifica.

Ainda na linha de prevenção, o médico alerta que existem exames que avaliam o cólon à procura dos pólipos, que podem ser os precursores do câncer. “O exame de colonoscopia, além de localizar esses pólipos, retira-os, encaminhando-os para a patologia – após avaliá-los, uma estratégia de observação e acompanhamento é feita. Assim, a colonoscopia - além de um exame diagnóstico - é considerada como tratamento ao mesmo tempo”, revela.

Sfoggia alerta que homens e mulheres com mais de 45 anos devem realizar o exame preventivo. Além desses, os pacientes com menos de 45 anos e com sintomas como os elencados ou história familiar positiva para câncer colorretal, devem procurar o médico e solicitar que o exame seja feito.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora