Notícias

09/01/2024

Divina é pioneiro no RS e em SC no uso do Spyglass Discovery

Compartilhe:

A equipe da Radiologia Intervencionista do Hospital Divina utilizou o Spyglass Discovery - câmera endoscópica desenvolvida, especialmente, para a via biliar, a fim de tratar de uma paciente com cálculo biliar, inacessível endoscopicamente devido a uma cirurgia prévia no estômago.

A técnica de Litotripsia por Colangioscopia, com o SpyGlass Discovery, foi usada de forma inédita para remoção de cálculo biliar, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A paciente está muito bem e se recuperou de forma muito mais rápida, após o cálculo biliar ter sido quebrado com uma sonda e eliminado, normalmente, via intestino.

Conforme o Dr. Rafael Cardoso de Melo, médico radiologista intervencionista e responsável técnico pelo Setor de Diagnóstico por Imagem e pela Radiologia Intervencionista do HD, o cálculo tinha 4 cm e estava dentro de um divertículo duodenal periampular, causando icterícia por compressão da via biliar.

"O procedimento teve duração de duas horas e foi realizado sem cortes, por um pequeno furinho no fígado", conta o profissional. Rafael explica que, além do cálculo ser grande, havia o desafio de estar dentro de um divertículo e não no ducto biliar, exigindo uma manobra de aproximadamente 100 graus para acessar o cálculo, o que só seria possível com o colangioscópio.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora