Notícias

26/09/2023

Divina realiza primeira cirurgia utilizando dispositivo Mitraclip

Compartilhe:

Através da equipe de cardiologia, o Hospital Divina realizou, no último final de semana, sua primeira cirurgia de reparo transcateter da válvula mitral utilizando o dispositivo MitraClip. O procedimento foi capitaneado pelo Cardiologista Intervencionista Dr. Rafael Beltrame. 


O procedimento é indicado para pacientes que possuem insuficiência da válvula mitral. O Mitraclip, uma espécie de grampo que fecha adequadamente a válvula,  possibilita a correção do fluxo reverso na válvula para a direção correta. A cirurgia convencional para a troca da válvula apresenta diversos riscos por ser um procedimento aberto. Com o Mitraclip, esses riscos são diminuídos, visto que ele é feito de maneira minimamente invasiva por cateterismo.

A cirurgia no HD

A primeira cirurgia por mitraclip no Hospital Divina foi realizada em uma paciente de 70 anos, portadora de diversas comorbidades e que anteriormente já havia realizado outras duas cirurgias cardíacas abertas. Devido aos riscos cirúrgicos proibitivos, um terceiro procedimento convencional era descartado em seu caso. O Mitraclip solucionou seu problema de uma forma muito eficaz e pouco invasiva. 


O responsável pelo procedimento, Dr. Rafael Beltrame, destaca a vantagem dessa realização: "Ela não teria condições de fazer um terceiro procedimento. A válvula estava disfuncional e causando uma péssima qualidade de vida, com três internações nos últimos 4 meses. E ao término do procedimento, ela já estava extubada, ou seja, acordada. E possivelmente, tenha alta entre o terceiro e quarto dia após o procedimento. Uma cirurgia bem menos agressiva e muito resolutiva ", destaca.

Dr. Rafael, ainda, ressalta a importância de cada profissional que participou do procedimento e contribuiu, efetivamente, para que ele fosse um sucesso:  "O trabalho em conjunto de toda a equipe de enfermagem, cardiologistas, ecocardiografista e anestesista possibilitou um desfecho tão positivo", conta. 

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora