Notícias

15/08/2023

US Indígena promove ação de saúde na Aldeia Polidoro

Atividade é desenvolvida de forma itinerante com equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, dentista, técnicos em enfermagem e auxiliar de saúde bucal

Compartilhe:

A manhã ensolarada desta segunda-feira (14) foi dedicada à promoção da saúde na Aldeia Indígena Polidoro, localizada em Porto Alegre, na divisa com o município de Viamão. A equipe multidisciplinar da Unidade Saúde Indígena, gerenciada pela Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) em conjunto com a Secretaria Especial de Saúde Indígena - Sesai, promoveu atividade na comunidade Charrua.

Foram realizadas conversas e procedimentos, como atualização de vacinas e atendimentos relacionados à saúde mental e bucal. No total, mais de 30 moradores foram contemplados. Conforme o gerente da USI, enfermeiro Luís Afonso Cabral, a unidade atende de forma itinerante em seis comunidades: nas aldeias da etnia Kaingang, Fag Nhein e Ore Kupry, na Lomba do Pinheiro; Van Ka e Komag, no extremo sul; e Tupe Pen, no Morro do Osso; assim como a Polidoro, (única Charrua).

Luis Afonso explica que as ações de saúde nas comunidades são essenciais para garantir o acesso a cuidados básicos necessários como forma de prevenção e promoção da saúde indígena.  Ele complementa que devido às características específicas das comunidades indígenas, é necessário adotar abordagens sensíveis e culturalmente apropriadas para atender às suas necessidades de saúde. “Aderindo e respeitando de maneira didática e orgânica, as doenças e as práticas culturais e tradicionais próprias”, reforça.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora