Notícias

11/08/2023

Rede Divina comemora atendimentos nos postos de Porto Alegre

Foram 93% de resolutividade médica nos postos de saúde municipais em que atua e 68% de satisfação sendo considerado “Muito Bom”

Compartilhe:

A Rede de Saúde da Divina Providência comemora a evolução do atendimento prestado na Atenção Primária à Saúde (APS) de Porto Alegre, onde atuou em 38 unidades de saúde nos distritos Glória, Cruzeiro, Cristal, Partenon e Lomba do Pinheiro de 2019 até o início de 2023. A área cobre aproximadamente 270 mil, do total de 1,4 milhão de habitantes da capital, cerca de 20% da população.

Com o propósito Cuidado Amoroso à Vida, a Rede apresentou em 2022, 93% de resolutividade médica nos postos de saúde municipais em que atua e 68% de satisfação sendo considerado “Muito Bom” na ferramenta Net Promoter Score (NPS). Em comparação proporcional entre os postos de saúde, de 2019 até 2022, houve um aumento gradual de 121% na oferta de atendimentos de enfermeiros e 113% nos atendimentos médicos.

Nos atendimentos domiciliares o crescimento foi de 1.963%. Um salto de 838, ocorridos em 2019, para impactantes 17.286, em 2022. "Nosso atendimento reflete diretamente nos cuidados e na satisfação relacionados ao acesso à saúde para os moradores de Porto Alegre", frisa Bruno Henrique Santos, coordenador da Atenção Primária à Saúde, da RDSP.

Com o sucesso dos números da Rede, Bruno destaca que o primeiro lugar no Chamamento Público 22/2022 SMS POA – APS, é resultado da união do trabalho conjunto da Rede e seu propósito institucional com os atributos da APS e princípios dos SUS, além de ser a possibilidade de continuidade e qualificação do trabalho por meio da longitudinalidade do cuidado e vínculo com as pessoas.

“Nosso objetivo é cumprir a missão de promover a saúde e prevenir doenças, considerando a integralidade das pessoas e as diferentes realidades territoriais e contextos culturais e biopsicossociais, principalmente aos mais necessitados”.

A partir de março deste ano, com o novo contrato, a Rede segue atendendo em 38 unidades de saúde, porém com uma configuração geográfica um pouco diferente, em função de mudanças dos territórios determinados pela Prefeitura. “Seguimos nos distritos Lomba do Pinheiro e Partenon e, a partir de agora, mais os distritos Nordeste e Leste, contemplando toda a região Leste da cidade”, contextualiza Bruno.

*os dados utilizados são do PEC e-SUS

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora