Notícias

29/07/2023

"Julho das Pretas" beneficia população do Jardim Carvalho e da Vila Pinto

Ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha ocorreu no sábado, 29, em Porto Alegre

Compartilhe:

As unidades de saúde Jardim Carvalho e Vila Pinto, gerenciadas pela Rede de Saúde da Divina Providência, promoveram a ação de saúde “Julho das Pretas”, em conjunto com a Prefeitura de Porto Alegre. A ação foi neste sábado, 29, das 8h às 17h, na Unidade de Saúde Jardim Carvalho.

Todas as atividades foram disponibilizadas à população do território. O “Julho das Pretas” é  alusivo ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. Durante todo o dia, foram feitos 36 testes rápidos, 15 mulheres realizaram exames citopatológicos, houve 19 avaliações odontológicas e 43 participantes das rodas de conversa sobre os temas saúde da população negra, quesito raça cor, IST/saúde sexual e reprodutiva e saúde bucal.

A conversa relativa ao quesito raça-cor foi conduzida pela coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Saúde, Gisele Gomes. O Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares (ATNC) 1º de Maio ofertou 90 sessões de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para 37 pessoas.

Confira a programação:

Rodas de conversas
8h30min às 9h30min - Oficina de nutrição
9h30min às 10h30min - Saúde da população negra
10h30min às 11h30min - Quesito raça-cor
14h às 15h - Prevenção de IST’s/saúde sexual e reprodutiva

Das 8h às 17h
- Testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C
- Coleta de exame citopatológico e solicitação de mamografias
- Verificação de sinais vitais
- Pesagem de crianças beneficiárias do Bolsa Família
- Vacinação para a população em geral
- Oficina de saúde bucal e avaliação odontológica
- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) - atividade conjunta com o Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares (ATNC), com oferta de Reiki, Auriculoterapia e Ventosaterapia.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora