Notícias

14/07/2023

Hospital Estrela projeta realizar 704 consultas e 16 cirurgias eletivas mensais de traumato-ortopedia a partir de agosto

No primeiro mês após o credenciamento para alta e média complexidade, foram 290 consultas e 4 cirurgias

Compartilhe:

Pouco mais de mês após tornar-se referência no serviço eletivo de alta e média complexidade em traumato-ortopedia, o Hospital Estrela, da Divina Providência (HE) reforça as equipes e a estrutura para alcançar 704 consultas e 16 cirurgias eletivas mensais a partir de agosto. A informação é do gerente administrativo do HE, Johnnie Locatelli. Ele adianta que, para julho, já estão programadas em torno de 500 consultas.

Conforme Locatelli, a equipe médica do hospital foi ampliada em oito médicos traumatologistas. Também foram contratados outros profissionais para as áreas de recepção e enfermagem. Ainda, foi necessário estruturar um espaço para realização das consultas médicas como forma de atender a expressiva demanda. 

A Secretaria Estadual de Saúde doou ao hospital oito camas hospitalares e dois monitores multiparâmetros. O gerente administrativo afirma, porém, que ainda são necessários outros investimentos para qualificar, ainda mais, o novo serviço. “O hospital aguarda a liberação, por parte da Secretaria Estadual de Saúde, de um investimento de R$ 2,2 milhões para a aquisição de equipamentos hospitalares destinados ao novo serviço”, acrescenta.

Joelho e quadril

No primeiro mês de funcionamento do serviço eletivo em traumato-ortopedia, o HE  realizou 290 consultas, principalmente demandas de alta complexidade da área do joelho e do quadril, além de 4 cirurgias de alta complexidade de quadril, especialidades que concentravam a maior fila e tempo de espera.

Antes do credenciamento do HE pelo Governo do Estado, os moradores de 37 municípios do Vale do Taquari precisavam se deslocar até Canoas para realizar as consultas e os exames necessários.

“Muitos pacientes contam que até tinham perdido a esperança de fazer a cirurgia e, agora, se sentem reanimados de ter a chance de fazer o procedimento e recuperar a qualidade de vida”, revela o gerente administrativo do Hospital Estrela, Johnnie Locatelli. 

Ele orienta que todos os atendimentos, tanto consultas quanto cirurgias, são eletivos, ou seja, agendadas pelas secretarias de saúde dos municípios referenciados. Outras instituições permanecem como referência para casos de urgência e emergência em traumato-ortopedia.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora