Notícias

01/07/2023

Hospital Estrela realiza procedimento auditivo inédito na região

Paciente de Imigrante, com deficiência auditiva severa, recebeu um implante coclear, que substitui a função do ouvido

Compartilhe:

Na manhã deste sábado, 1º de julho, um procedimento inédito na região do Vale do Taquari foi realizado no Hospital Estrela, da Divina Providência (HE). Um paciente de 28 anos, do município de Imigrante, recebeu um implante coclear.

O médico otorrinolaringologista do HE, Dr. Thiago Carvalho, acompanhado do professor Dr. Joel Lavinsky, médico otorrinolaringologista e otologista especializado em cirurgias de ouvido, e o médico otorrinolaringologista Dr. Cassiano Dal Monte Gallas conduziram a cirurgia, juntamente com uma equipe de profissionais especializados.

O implante coclear é utilizado para restaurar a audição nos pacientes portadores de deficiência auditiva profunda e que não se beneficiam do uso de aparelhos convencionais. A cirurgia foi financiada pela empresária de Imigrante Elka Hassmann, por meio de articulação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde daquele município, que também viabilizou as consultas e exames pré-operatórios.

Conforme o Dr. Thiago Carvalho, no implante, o equipamento eletrônico computadorizado substitui, totalmente, a estrutura do ouvido de pessoas com deficiência auditiva severa para profunda, ou profunda. “O implante estimula, diretamente, o nervo auditivo através de pequenos eletrodos que são colocados dentro da cóclea e o nervo leva estes sinais para o cérebro”, explica.

O procedimento foi considerado um sucesso, o que mereceu elogios dos familiares do paciente e da equipe médica aos profissionais do Bloco Cirúrgico do HE.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora