Notícias

26/06/2023

Hospital Divina promove vivências realísticas e ação divertida pelo Dia Mundial de Prevenção de Quedas

Atividades envolveram os colaboradores na atenção às medidas de segurança dos pacientes

Compartilhe:

Para marcar o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, 24 de junho, o Hospital Divina, da Divina Providência, promoveu ações relacionadas à meta 6 da prevenção de quedas nesta segunda-feira, 26. As atividades foram organizadas pelo Grupo Interno das Metas Internacionais de Segurança do Paciente (GIMISP) e uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta, técnicos de Enfermagem e técnicos em Segurança do Trabalho.

Na atividade  “realística”, foi montado um leito para que os colaboradores vivenciassem o que um paciente enfrenta quando tem dificuldades de locomoção. Para isso, receberam barreiras físicas para limitar os movimentos, a visão e a audição. Eles tiveram que sair do leito e caminhar pelo quarto com as pernas amarradas ou dispositivos hospitalares, como soroterapia e suporte de soro. 

“Assim, eles são trazidos para essa vivência e podem ter um olhar empático. Passam a prestar mais atenção no ambiente hospitalar e se engajar mais nas medidas preventivas adotadas pela instituição”, explica a coordenadora das Unidades de Internação, enfermeira Camila Dewes Porto Fagundes.

“Melhor prevenir do que escorregar”

Na ação “lúdica”, foi montado um tobogã inflável e fixadas em latinhas todas as medidas de prevenção de quedas contempladas no protocolo institucional do Divina, como grades elevadas, campainha próxima ao paciente, sapato e iluminação adequados. Os colaboradores tinham que escolher as latinhas, que eram empilhadas em uma bandeja, subir e descer no tobogã sem deixá-las cair. Denominada “melhor prevenir do que escorregar”, a atividade mobilizou e divertiu os participantes, relata Camila.

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Prevenção de Quedas tem como objetivo alertar sobre os riscos de quedas para pessoas de todas as idades, principalmente os idosos. No caso de pessoas hospitalizadas, os cuidados precisam ser ainda mais rigorosos. 

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora