Notícias

08/06/2023

Hospital Estrela inicia atendimentos de alta e média complexidade em traumato-ortopedia

Instituição terá capacidade para realizar 88 cirurgias e 704 consultas especializadas por mês para pacientes do Vale do Taquari

Compartilhe:

Governador Eduardo Leite e secretária Arita Bergmann formalizaram início dos atendimentos

Governador Eduardo Leite e secretária Arita Bergmann formalizaram início dos atendimentos- Crédito: Maurício Tonetto/Secom

O Hospital Estrela, da Divina Providência (HE), tornou-se referência em serviço de alta e média complexidade em traumato-ortopedia para o Vale do Taquari. O início dos atendimentos foi formalizado em cerimônia no hospital, nessa quarta-feira, 7, com as presenças do governador Eduardo Leite e da secretária da Saúde, Arita Bergmann.

O HE passa a ter capacidade para realizar 72 cirurgias de média complexidade, 16 de alta complexidade e 704 consultas especializadas por mês, com financiamento tripartite. Além do incentivo anual de R$ 1,2 milhão do Estado, a instituição  receberá recursos do governo federal e dos 37 municípios beneficiados pelos atendimentos.

União dos municípios

“O anúncio de hoje é resultado da união dos municípios em torno desse projeto. O governo fica muito contente de ver prefeitos se unirem para beneficiar a população, deixando de lado diferenças e questões que eventualmente os distanciem. É assim que precisa ser feita a política: desprovida de vaidades e em prol dos cidadãos”, disse o governador.

A secretária da Saúde ressaltou que o governo trabalha intensamente para aproximar gaúchos e gaúchas dos serviços de saúde. “É fundamental que possamos encurtar as distâncias e levar atendimento qualificado para perto das pessoas que precisam. Isso é transformador na vida de quem tem necessidade de acesso a serviços de saúde e, muitas vezes, não encontra esse atendimento próximo. O nosso trabalho é propiciar essas condições para todos”, destacou Arita.

Ao destacar a importância do momento para a instituição e para o sistema de saúde do Alto Taquari, a presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Ir. Inês Pretto, falou do “desafiador propósito” da Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) nos locais onde atua - Porto Alegre, Estrela, Arroio do Meio e Progresso - de oferecer “cuidado amoroso à vida” das pessoas.

O governador e a secretária visitaram diversos setores do Hospital Estrela e conversaram com os profissionais da saúde.

Também participaram da cerimônia o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari e prefeito de Estrela, Elmar Schneider; o presidente da Associação de Municípios do Alto Taquari e prefeito de Vespasiano Corrêa, Tiago Michelo; o diretor de Controladoria e Finanças da RSDP, João Daniel Berto: os gerentes administrativo assistencial do HE, Johnnie Locatelli e Graciela Scherer; a diretora institucional do HE, Ir. Clair Teresinha Agnes; o diretor técnico do hospital, Fernando Veloso da Silveira Júnior, entre outros gestores e autoridades.

Com informações da Ascom SES e Juliano Rodrigues/Secom

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora