Notícias
01/04/2023
RSDP pratica estratégias e ações do Programa Nacional de Segurança do Paciente
Medidas praticadas em todos os hospitais e unidades da Rede priorizam a segurança em todas as etapas de atendimento
Compartilhe:
A Rede de Saúde da Divina Providência adota diversas medidas para garantir a segurança de seus pacientes, desde a promoção de práticas da Educação Permanente para seus colaboradores, até a implementação de decisões estratégicas e administrativas nessa área.
Os serviços de apoio e assistência funcionam em consonância com os princípios de segurança. As boas práticas assistenciais incluem a implementação de uma série de ações de segurança para prevenir danos desnecessários a todos que ingressam em seus hospitais.
O Programa Nacional de Segurança do Paciente
Há 10 anos, o Brasil implementou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), com o objetivo de garantir a segurança dos pacientes durante a assistência à saúde. O Programa foi instituído em 2013, por meio da Portaria nº 529 do Ministério da Saúde. Desde então, vem contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde no país.
O PNSP é um conjunto de estratégias e ações que visam a prevenção e redução de eventos adversos relacionados à assistência à saúde, como erros de medicação, infecções hospitalares, quedas, entre outros.
Para isso, o Programa estabeleceu seis áreas de atuação prioritárias: cirurgias seguras, higienização das mãos, segurança do paciente em terapia intensiva, identificação do paciente, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e prevenção de quedas.
Compartilhe: