Notícias

01/04/2021

HDP debateu relação Covid x Doenças Cardiovasculares

Compartilhe:

A relação entre Covid-19 e doenças cardiovasculares, as sequelas e os grupos de maior risco, foram temas abordados durante debate na Reunião Científica do Serviço de Cardiologia do Hospital Divina Providência. A atividade on line foi realizada na terça-feira, 30, com a participação do  Dr.  Ricardo Petraco, do Imperial College London, Inglaterra, que apresentou estudos e avaliações recentes realizadas naquela região. O Dr. Alexandre Quadros, coordenador da Unidade Endovascular do Hospital Divina Providência  e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intensivista, coordenou o debate, que teve a participação de especialistas locais. 


Conforme Dr. Alexandre Quadros, entre os tópicos abordados, está a narrativa da experiência inglesa em estudos sobre a Covid-19, que aponta dados sobre risco aumentado para pessoas com diabetes, excesso de peso e doenças concomitantes. 

Outra abordagem, foi sobre a verificação de um sintoma que imita infarto, situação  que foi observada em pacientes entubados, que apresentavam alterações cardíacas. Após a identificação deste sintoma, o atendimento aos pacientes foi aprimorado, pois em casos avaliados, verificou-se não se tratar de infarto. 

Ao final da sessão, a explanação tratou sobre sequelas da Covid-19, quando muitos pacientes desenvolvem cansaço, falta de ar, situações também agravada pelo tempo em UTI, pela entubação. Este longo tempo em tratamento também proporcionam estes sintomas e , sua identificação contribui para que métodos sejam observados para garantir uma melhor qualidade de vida pós Covid. “Passado um ano da pandemia, temos aqui no HDP uma estrutura adequada, bem equipada e estamos cada vez mais preparados para lidar com a doença”, avalia Alexandre Quadros. 


De acordo com o Chefe da Cardiologia do HDP, Dr. João Carlos Guaragna, está sendo desenvolvido junto com o Chefe da Emergência, Dr. Felipe Luiz Rengel, um protocolo para identificar e tratar complicações cardiovasculares em pacientes com Covid.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora