Notícias

06/03/2021

LINHA DE FRENTE HSJ: “O que vivenciamos nos últimos dias é algo totalmente novo"

Compartilhe:

“O que vivenciamos nos últimos dias é algo totalmente novo. Com isso, adotamos novas condutas, novos protocolos, novos parâmetros de atendimento, nova realidade.

Os pacientes chegam estáveis e pioram rapidamente.  A doença é muito agressiva para alguns. Os pacientes que são submetidos à ventilação mecânica, são pacientes graves, que lutam a cada segundo pela vida. É uma linha muito estreita entre a vida e a morte, pelo que percebemos.

 Não existe despedida, não existe funeral, o último toque. O último adeus é inviável quando se trata de óbito por COVID. O ente querido deixa as dependências do hospital e é encaminhado diretamente para o sepultamento. Isso é impactante.

Percebemos que o vírus vem sendo agressivo também com os jovens, no início da pandemia se falava muito em idosos, hoje não é essa a realidade, ele não está escolhendo a idade para atacar.

Percebemos no olhar dos pacientes a gratidão. Dentro das unidades COVID-19 acabamos nos tornando uma família,  e é muito gratificante poder auxiliar em todas as etapas da recuperação e poder ver o paciente nos agradecendo quando recebe alta”, declara, Gabriel Mainardi, Técnico em Enfermagem do HSJ. 

Gabriel Mainardi 

Técnico em Enfermagem

Hospital São José

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora