Notícias

14/01/2021

Cuidar da mente é cuidar da vida

Texto: Júlia Goulart/Foco

Compartilhe:

Em janeiro, nos unimos para lembrar da importância dos cuidados com a saúde mental. Neste ano, em especial, precisamos cuidar do nosso emocional, afinal, estamos vivenciando um momento inédito: uma pandemia mundial que mudou nossa vida, rotina, lares e ocupações.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de Saúde Mental em 93% dos países e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses mesmos serviços. No Brasil — país que já é um dos recordistas mundiais em relação à depressão, à ansiedade e a números absolutos de suicídios —, a primeira fase de uma pesquisa realizada no final de 2020 pelo Ministério da Saúde detectou ansiedade em 86,5% dos indivíduos pesquisados, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos participantes do estudo.


O Hospital São José, de Arroio do Meio, é referência no Serviço de Saúde Mental, num projeto pioneiro na região, desenvolvido desde 2007. São acolhidos dependentes químicos e pacientes psiquiátricos, e o atendimento é realizado de forma humanizada, sem julgamentos, respeitando as individualidades e considerando a história de vida de cada pessoa. 


Durante o tratamento, o paciente participa de oficinas como arteterapia e nutrição, faz atividades com educador físico, tem sessão pipoca e biblioteca. É disponibilizado, ainda, aos internados e no pós-alta, a continuidade do tratamento, por meio do Grupo Terapia, que é realizado todas as quintas-feiras pela manhã no salão de eventos do hospital.


Precisa de ajuda? Está enfrentando dificuldades? Gostaria de ser ouvido? Vem para o São José! Aqui, você terá acolhimento e atendimento de qualidade para cuidar de você e de seu emocional!  Saiba mais em nosso site.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora