Notícias

07/09/2020

HE recebe doação de Pranchas de Comunicação Hospitalar

Compartilhe:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul doou pranchas de comunicação hospitalar, para ajudar o paciente a se expressar

O Hospital Estrela, que integra a Rede de Saúde Divina Providência, recebeu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pranchas de comunicação hospitalar. Os objetos, que fazem parte do processo de cuidado humanizado que a Rede mantém a seus pacientes, utilizam símbolos gráficos para permitir que o paciente comunique sentimentos, elabore perguntas simples, responda questionamentos feitos por familiares ou pela equipe de saúde, além de fazer solicitações. Assim, apontando para os símbolos ou para as letras nos cartões, ele pode construir pequenas frases ou indicar necessidades à equipe hospitalar ou acompanhante.

Usadas desde o início de agosto, alguns pacientes já tiveram a experiência de se comunicar com os profissionais do Hospital Estrela ou com seu familiar, por meio das pranchas. Para a gerente assistencial do Hospital Estrela, Graciela Scherer, a insituição sempre busca encontrar maneiras de minimizar o impacto da internação a seus paciente. "No ambiente de UTI, as pranchas são ferramentas amigáveis que permitem que os pacientes expressem suas vontades e necessidades, o que facilita muito o nosso cuidado, pois essa ferramenta é de fácil compreensão. Isso faz com que eles se sintam satisfeitos pois conseguem se comunicar" destaca.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora