Notícias

10/08/2020

Cirurgia inédita no RS realizada em prematuro

Texto: Lurdes Nascimento/Foco

Compartilhe:

A pequena Gianna nasceu de 25 semanas. Prematura extrema. Ela apresentava um canal arterial patente, um vaso que comunica a aorta a artéria pulmonar, sobrecarregando muito o seu pulmãozinho. Para respirar, ela precisa da ajuda de aparelhos. 


Por isso, o cardiologista pediátrico e cardiologista intervencionista em cardiopatias congênitas do Hospital Divina Providência, Dr. João Luiz Manica, fez uma cirurgia inédita no RS em prematuros. Durante 2 horas, Dr. Manica realizou procedimento por cateterismo na pequeninha! Ele utilizou um dispositivo específico para bebês pequenos e prematuros, que está chegando no Brasil.


O cardiologista pediátrico do Divina foi auxiliado pelo cardiologista do Albert Einstein e do Incor de São Paulo, Dr. Raul Arrieta. Também profissionais de Florianópolis, do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre e da Santa Casa da capital gaúcha vieram acompanhar o procedimento, o segundo realizado no Brasil. O primeiro foi no Recife.


Nossa guerreirinha Gianna tem um longo caminho a percorrer. A ventilação mecânica será retirada gradualmente, ela precisa completar a idade gestacional, aprender a mamar e continuar recebendo todo o amor de seus pais e dos nossos profissionais da UTI Neonatal.


Ficamos, na Rede de Saúde Divina Providência, muito orgulhosos e felizes por esse marco realizado no Divina Providência pelo do Dr. João Manica e de toda a equipe.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora