Notícias

05/03/2020

Lançamento dos 70 anos do São José reuniu grande público

Texto: Lurdes Nascimento/Foco Comunicação

Compartilhe:

A programação de comemoração dos 70 anos do São José foi apresentada na quarta-feira, 4, no auditório do hospital. Na presença das Irmãs da Congregação da Divina Providência, do prefeito e da vice-prefeita de Arroio do Meio, de diretores da Rede de Saúde Divina Providência, de autoridades do Judiciário e da área da Saúde, da imprensa, de funcionários da instituição e da comunidade, foram mostrados alguns indicadores que traduzem o crescimento do HSJ nos últimos anos.

De caráter filantrópico, dos 89 leitos que o hospital possui, 79 são reservados ao SUS. Há 196 funcionários e 43 médicos, que fizeram do São José referência em Saúde Mental, Materno Infantil, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Vascular e Otorrinolaringologia. Atualmente, a população de 180 municípios utiliza seus serviços. No evento, foi nítida a relação de carinho e parceria que existe entre a casa de saúde e a comunidade. Todos que se manifestaram, fizeram questão de destacar essa característica, que trouxe o hospital até aqui.

Representando a Congregação das Irmãs da Divina Providência, Irmã Clair Agnes lembrou a trajetória feita pelas religiosas, pelo Poder Público, pelo Monsenhor Jacob Seger, pelo pastor Edvinno Hoerlle e pela população, a fim de viabilizarem a construção do hospital, que foi entregue à região em 19 de março de 1950. As atividades foram iniciadas com 7 Irmãs, um médico - Dr. Armando José Gehlen - 17 funcionários e 18 leitos de internação. "Temos muito o que agradecer! A presença da comunidade, ao longo desses anos, foi decisiva para chegarmos até aqui, prestando um cuidado amoroso à vida", sublinhou a religiosa.

Coube ao diretor de Operações de Saúde da Rede de Saúde Divina Providênica, José Clóvis Soares, apresentar a evolução e conquistas do São José, com a propriedade de quem já foi diretor da casa, iniciando sua gestão em 1999. "Sinto muito orgulho por ter feito parte desta história como diretor do hospital e, hoje, na Rede Divina Providência, continuo a buscar soluções que melhorem as condições do HSJ, para que ele siga atendendo as pessoas indistintamente." Ele também destacou a presença da sociedade no avanços obtidos. "Não haveria o hospital como o conhecemos hoje se não fosse o empenho das Irmãs, a dedicação dos médicos, enfermeiros e todos os colaboradores, mas, sobretudo, a participação da comunidade". 

"As instituições se constituem pelo apoio de outras entidades. E aqui foi assim. Houve apoio eclesial, do Poder Público e privado, e das pessoas". Com a afirmação, o prefeito de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack, destacou o envolvimento da cidade com o São José, manifestando o seu orgulho de estar na condição de poder contribuir para buscar soluções que aumentem a capacidade do hospital em atender a sociedade. "Foi um grande passo termos assumido a Gestão Plena da Saúde, o que traz mais aporte de recursos para cá", lembrou o prefeito. Por fim, a gerente Administrativa do hospital, Fabiane Gasparetto, apresentou a programação oficial com atividades que marcarão os 70 anos do Hospital São José. 

Confira alguns dados de evolução do hospital:

2010                                                             2019
    81           funcionários                              196
    94           cidades atendidas                  180
  867           cirurgias                                 2.494
  2.553        internações                            4.385
27.890        atendim. ambulatoriais    60.810

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora