Notícias

04/07/2019

Cuidar do nosso planeta também é missão da RSDP

Texto: Júlia Goulart/Foco

Compartilhe:

A Rede investe em diversas ações ambientais

A Rede investe em diversas ações ambientais

O principal papel de um hospital é cuidar de vidas. Contudo, a Rede de Saúde Divina Providência entende que deve ir além dos seus pacientes. É por isso que leva seus princípios de afeto e acolhimento também para o meio ambiente.

Cuidar da vida é cuidar de pessoas, mas é, também, cuidar do meio ambiente, da natureza. Cuidar da vida é ser sustentável. A RSDP tem a preocupação integral em ser uma amiga do nosso planeta e estender os cuidados de nossos hospitais também ao meio ambiente. Pensando nisso, foi criada uma série de práticas, que ajudam e andam lado a lado com a sustentabilidade.

Economia também pode ser uma forma de cuidado

Segundo o engenheiro de Manutenção, Amilton Renato Aguiar, nos nossos hospitais, ocorre a substituição de lâmpadas fluorescentes e incandescentes, por lâmpadas de LED. Isso traz uma economia no consumo de energia elétrica. Nas caldeiras, trocamos o óleo por gás natural. Com essa atitude reduzimos partículas da má queima do combustível na atmosfera. O São José fez uma campanha em relação ao uso de canudos. A conscientização tornou fácil a retirada destes da cafeteria, e o uso ficou restrito para pacientes em situações especiais. 


Pequenos detalhes também fazem a diferença quando o assunto é o ambiente natural. Nós investimos em um sistema de climatização moderno, com eficiência na economia de energia. Na hora de aquecer a água, usamos placas solares. Reaproveitamos a energia térmica gerada pelo chiller (gerador de água gelada para climatização) para pré-aquecer a água através de um trocador de calor para o consumo. Na cidade de Progresso, realizamos, no Hospital Santa Isabel, a captação de resíduos eletrônicos. Após, enviamos o material à empresa especializada para a reciclagem e destinação ambientalmente correta. No Hospital São José esses resíduos vão para Campanha Bimestral de Arroio do Meio, que dá a devida destinação.

A pesquisa como aliada

A Rede baseia-se em pesquisa para ser sustentável. Desta forma, encomendou estudos sobre energia renovável com placas de energia solar fotovoltaicas e de compra de energia elétrica no mercado livre, no qual o consumidor pode contratar energia de fontes renováveis, diminuindo, assim, a emissão de gases de efeito estufa.


Além disso, no operacional do dia a dia, também há cuidado. Na hora de descartarmos os resíduos hospitalares, fazemos a separação segundo as normas do Ministério da Saúde, gerando, dessa forma, menos impacto ambiental e reduzindo o volume de lixo nos aterros sanitários. Tudo isso é pensado com muito carinho, pois acreditamos que cuidar da vida é cuidar da nossa própria casa: o nosso planeta.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora