Notícias

04/04/2019

Alerta para os principais sintomas de meningite

Compartilhe:

Os casos de meningite registrado nas últimas semanas no Estado deixaram a população com um olhar atento aos perigos da doença. Meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. As meningites são causadas principalmente por vírus (meningite viral) e bactérias (meningite bacteriana).

As meningites virais e bacterianas são altamente contagiosas e podem provocar surtos e epidemias. A meningite meningocócica é um tipo de meningite bacteriana, causada pela bactéria meningococo que pode acarretar em  um quadro grave e de evolução rápida. A meningite viral é menos grave e mais comum que a meningite bacteriana e melhora sem um tratamento específico.

O infectologista do Hospital Divina Providência, Sidnei Alves dos Santos Júnior, informa que a principal maneira de prevenir a doença é via vacinação. “As vacinas são benéficas e servem para prevenir doenças. A possibilidade de nos prevenirmos através de vacinas é um dos grandes avanços da história da humanidade. Nossa geração colhe os frutos de tudo que foi pesquisado ao longo da história. Temos que garantir o maior número de vacinas, no maior número de pessoas..” ressaltou o médico.

Na presença de algum sinal ou suspeita da doença, procure um médico imediatamente. Atenção especial para os sintomas de meningite:

- Febre alta
- Forte dor de cabeça
- Pescoço rígido
- Vômitos e náuseas
- Confusão mental e dificuldade de concentração
- Convulsões
- Sonolência
- Fotossensibilidade
- Falta de apetite
- Manchas vermelhas na pele

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora