Notícias

18/06/2018

Médico do Banco de Sangue do HDP palestra em evento da Caixa

Texto: Maria Amélia Vargas

Compartilhe:

O hematologista do Hospital Divina Providência (HDP), Dr. Sérgio Felizardo Medina, realizou palestra no dia 14 de junho, às 16h30, no auditório do Edifício Querência, em Porto Alegre. A atividade é um parceria do HDP com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Parte do calendário anual de Saúde da CEF, a cada mês o evento contempla um tema e tem por objetivo à conscientização dos trabalhadores sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. O mês de junho tem como enfoque a "Doação de Sangue e Imunização".

“São importantes estes espaços para informar a população sobre questões de saúde, como a doação de sangue. De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 2% da população brasileira se voluntaria para este propósito que pode salvar muitas vidas. Vale ressaltar que não se fabrica sangue industrialmente, por isso a única alternativa para quem precisa é a partir da coleta de outra pessoa”, explica o Dr. Medina.

Na apresentação, o médico também desmistificou alguns pontos sobre o tema: “Doar sangue não engorda, não emagrece, não vicia e não prejudica a saúde. O líquido colhido é reposto rapidamente. O ideal é que os homens realizem quatro doações por ano, e as mulheres, três".     

A coleta no HDP é realizada por uma equipe capacitada, sob a supervisão de um enfermeiro ou médico. Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, ter peso igual ou maior que 50 quilos, não estar amamentando e não ser gestante e não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos seis meses.

Mais informações em http://divinaprovidencia.org.br/exames-e-procedimentos/banco-de-sangue/

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora