Notícias

07/11/2017

Hospital implementa inovador monitoramento da infecção de Sítio Cirúrgico pós-alta

Compartilhe:

Visando ampliar o monitoramento da infecção de Sítio Cirúrgico pós-alta, o Serviço de Controle de Infecção do Divina implementou um método de busca de dados. O sistema está associado às informações do prontuário eletrônico e o envio de mensagens de texto para o paciente e o cirurgião, de forma completamente automatizada.

A informação é da enfermeira Taiana Lando, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). A sistemática é composta pelo envio de duas mensagens. Na primeira o paciente é questionado quanto ao surgimento de sinais ou sintomas que remetam à infecção pós-cirúrgica. “Em caso afirmativo, uma segunda mensagem é enviada ao cirurgião para validação da ocorrência”, esclarece.

Taiana conta que o acompanhamento do paciente cirúrgico ocorre durante a hospitalização, como também após a alta, através de diferentes formas de captação adotadas pelo SCIH. “A vigilância do paciente cirúrgico permite a produção de indicadores assistenciais e sua análise oportuniza a melhoria dos processos e a busca ininterrupta pela segurança do paciente”, acrescenta.

Conforme a enfermeira, o projeto foi consolidado com o conhecimento e a dedicação da equipe de Tecnologia da Informação, transformando ideias em soluções, otimizando recursos e reduzindo a subnotificação de casos.

Complicação mais comum

A enfermeira explica que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), considera que, entre as infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), a infecção de sítio cirúrgico é a complicação mais comum, decorrente do ato cirúrgico. “Sua manifestação pode se dar de 30 a 90 dias após o procedimento dependendo se houve ou não a colocação de implantes”, alerta Taiana.

Ainda conforme a enfermeira, esta ocorrência pode ser diagnosticada enquanto o paciente está internado. No entanto, grande parte manifesta-se após a alta hospitalar. No Divina, as medidas de prevenção da infecção de sítio cirúrgico estão incorporadas ao processo assistencial contemplando todas as etapas que envolvem a cirurgia – pré/trans/pós-operatório.

Conteúdos produzidos pela Seiva Agência de Comunicação

Fonte:

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora