Notícias

01/11/2017

Dom Jaime Spengler preside celebração pelos 175 anos da Congregação das Irmãs da Divina Providência

Compartilhe:

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler e o capelão do Hospital, Pe. Sérgio Luis Endler, presidiram a Missa de Ação de Graças pelos 175 anos da Congregação das Irmãs da Divina Providência, realizada hoje no Hospital. A celebração ocorreu, às 13h30min, no Auditório Pe. Eduardo Michelis com a presença das Irmãs da Província Mãe da Providência, das direções da Sociedade Sulina Divina Providência e do Divina, além de dezenas de funcionários.

O pronunciamento de abertura foi realizado pela presidente da Sociedade Sulina, Irmã Clair Teresinha Agnes. A religiosa salientou a herança da Missão deixada pelo fundador da Congregação, Pe. Eduardo Michelis. “Principalmente do trabalho realizado em prol dos mais pobres”. Irmã Clair deu os parabéns a todas as colegas pelo aniversário e manifestou a sua alegria imensa pelo encontro.

História

A coordenadora da Pastoral da Saúde, Irmã Elise Sehnem, apresentou imagens que resumiram a história da Congregação no tempo e no espaço. Lembrou do ato heroico de rebeldia do Pe. Michelis que esteve preso por três anos e meio por defender as liberdades, numa Alemanha envolta em guerras. Lembrou da chegada das Irmãs no Brasil, em 1895, na cidade de Tubarão (SC), e no Rio Grande do Sul em 1918, com atuação nos hospitais Beneficência Portuguesa de Pelotas e Porto Alegre. Hoje a instituição atua em países da Europa, Ásia, África e América Latina.

Dom Jaime trouxe palavras de esperança aos presentes e estímulo para que todos se animassem a continuar a luta para minimizar os problemas do País e de uma sociedade doente. Lembrou que 22% da população continua abaixo da linha da pobreza; Que 13 milhões de brasileiros permanecem sem emprego; Que a saúde pública não atende a demanda da população e falou das crises porque passam a escola e as famílias. “Hoje é comum sabermos de professores que foram agredidos por alunos. Precisamos resgatar a dinâmica do cuidado e não permitirmos que nos roubem a esperança”, concluiu.

O diretor de Operações da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares, agradeceu a dedicação das irmãs por terem construído uma instituição sólida e calcada em valores éticos e morais. “Enquanto muitos hospitais estão fechando suas portas Brasil a fora, seguimos atendendo bem a quem nos procura porque mantemos o equilíbrio financeiro. Aprendemos com as Irmãs a investir bem as nossas economias e fazer muito com poucos recursos”, finalizou. No final da celebração foi cantado o “Parabéns a Você” e as Irmãs foram homenageadas com rosas.

Conteúdos produzidos pela Seiva Agência de Comunicação

Fonte: Texto: Adelar de Oliveira Fotos: Gabriella Bittencourt

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora