Notícias

30/06/2022

Hospital Independência combate infecção hospitalar com ação inovadora 

Projeto Apadrinhamento dos Setores Assistenciais, criado pelo Setor de Controle de Infecção Hospitalar, gera os primeiros indicadores positivos

Compartilhe:

Equipe do Setor de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Independência

Equipe do Setor de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Independência

O projeto “Apadrinhamento dos Setores Assistenciais”, implantado em abril deste ano no Hospital Independência (HI), que é 100% SUS, já mostra os primeiros resultados positivos. A iniciativa do Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é focado, especialmente, na higienização de mãos. Para isso, conta com o envolvimento direto dos colaboradores. 

Pelo quarto mês consecutivo, não são registrados casos de infecções de corrente sanguínea na UTI do HI. O índice de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), que era de 18,5% em abril deste ano, caiu para zero em maio entre os pacientes da unidade. Além da higiene das mãos, a melhora nos indicadores também é atribuída ao uso racional de antibióticos pelos pacientes. “A necessidade desses medicamentos é avaliada diariamente na UTI”, explica a enfermeira Giovana Capellari.


A médica infectologista Daniela Larentis ressalta a importância dessas iniciativas, que incentivam e motivam as boas práticas já adotadas no HI. “Com o projeto, buscamos aproximar, cada vez mais, o SCHI das áreas assistenciais. O objetivo principal é reduzir o número de infecções, o que traz benefícios, principalmente, aos pacientes atendidos”, avalia.


Como funciona o projeto


Cada colaborador do SCIH fica de referência em um setor assistencial, como UTI e unidades de internação, e assume a missão de estreitar esse vínculo e obter boa receptividade das equipes. Outros foram convidados para ser facilitadores, atuando como um elo direto entre o SCIH e o serviço assistencial. 

Adesão e atividades permanentes

Conforme a enfermeira do SCIH Gisele Cerqueira da Silva, o Apadrinhamento começou pela UTI, onde a adesão foi considerada ótima. “A adesão institucional de higiene de mãos passou de 68,1% em abril para 78,6% em maio e para 85,1% em junho. No mesmo período, a adesão ao bundle (pacote de medidas) de manipulação CVC (cateter venoso central) subiu de 75% para 95%, enquanto a adesão ao bundle de prevenção da PAV (pneumonia associada à ventilação mecânica) saltou de 55% para 90%”, revela.


As atividades de educação ocorrem uma vez por semana, sensibilizando as equipes do hospital, mostrando o trabalho do SCIH e a importância da prevenção. São desenvolvidas por meio de jogos interativos, quiz, dinâmicas e explicação das ferramentas utilizadas pelo Setor. 

“Observamos que estando mais próximos e engajando as equipes com atividades frequentes, alcançamos resultados positivos com mais eficácia”, avalia Gisele. Ela destaca, ainda, a importância da atuação do técnico de Enfermagem André Cheme na UTI. "Foi com ele que tudo começou”, revela.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora