Rede de Saúde da Divina Providência
Responsabilidade Social » Saúde na Horta
Saúde no prato: Juntando Saberes e Sabores
O ATNC carrega o legado das Irmãs da Divina Providência há 26 anos, caracterizando-se como um projeto social pioneiro e gratuito. Situado no coração do Bairro Cascata, desde 1997, adaptou-se às necessidades dos tempos, buscando estratégias para fortelecer o vínculo com a comunidade e expandir ações fomentando as PICS por diferentes espaços de atuação.
Sobre o Espaço Comunitário Cascata
O Banco Comunitário Cascata é organizado pela Associação de Economia Solidária, Cultura e Educação da Cascata (ASESCEC), fundada em maio 2016, conta com a ajuda de entidades de fora do bairro que trabalham com Economia Solidária e com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Núcleo de Estudos em Gestão Alternativa.
Nosso objetivo é promover o desenvolvimento territorial, através do fomento à criação de redes locais de produção e consumo.
Hoje nossa sede é no Espaço Cascata - Coovivência Comunitária Espaço de educação e geração de renda.
Faça o download do e-bookObjetivo
Trabalhar a alimentação saudável, a geração de trabalho e renda, segurança alimentar, organização e vínculo comunitário. Sendo eles:
- Permitir a troca de saberes populares entre a comunidade e profissionais de saúde do ATNC;
- Aprender sobre o valor nutricional dos alimentos e diferentes técnicas de preparo e cocção de alimentos;
- Desenvolver receitas práticas, saborosas e nutritivas com alimentos da safra e de origem vegetal;
- Conhecer as Plantas alimentícias não convencionais (PANC´s);
- Criar vínculo com a comunidade, através das oficinas;
- Capacitar mulheres para desenvolverem autonomia financeira;
- Identificar novos sabores através da degustação dos pratos elaborados, permitindo maior abertura para novos alimentos na rotina alimentar;
- Promover o pensamento crítico em relação ao caminho do alimento, desde sua produção, colheita, armazenamento, transporte e distribuição;
- Análise crítica sobre o consumo de alimentos produzidos pelo sistema agronegócio x agricultura familiar e produção local de alimentos orgânicos;
- Estimular o consumo de uma alimentação com maior quantidade de vegetais favorecendo a sustentabilidade e o meio ambiente, devido a pegada hídrica.