Rede de Saúde Divina Providência

Responsabilidade Social » Saúde na Horta

Saúde na horta: Resgatando Saberes

A educação popular e saberes ancestrais contribuem com a valorização da cultura e da ciência. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) reconhecem a dimensão integral dos saberes populares, das plantas medicinais, dos modos de cultivo, preparo e uso de cada planta no cuidado à saúde. Inclui o conhecimento sobre construção de hortas comunitárias, caseiras e familiares, auxiliando cultivos orgânicos, nutritivos e responsáveis.

A horta do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares (ATNC) da Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) possui riqueza e diversidade de alimentos orgânicos, atualmente cultivados pelos funcionários. O ATNC está em funcionamento desde 1997, na Vila 1º de Maio no Bairro Cascata, por iniciativa das Irmãs da Divina Providência e atende a comunidade do bairro, arredores e usuários encaminhados pelas Unidades de Saúde da RSDP com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Faça o download do e-book

Objetivo

Construir entre funcionários e pacientes um ambiente propício à troca de saberes, resgatando conhecimentos da comunidade, instigando o conhecimento popular e científico, criando espaço de escuta mútua em prol de uma transformação da cultura alimentar e do pensamento na autonomia na saúde.

Saúde na Horta

Doe Agora