Sua Saúde

25/04/2022

Unidade de Saúde Indígena é ampliada

Novas instalações qualificam o atendimento a moradores da Aldeia Fàg Nhinn

Compartilhe:

A Semana Municipal dos Povos Indígenas, celebrada entre 19 e 25 de abril em Porto Alegre, foi marcada pela inauguração das obras de ampliação da Unidade de Saúde Indígena na Aldeia Fàg Nhinn. Localizada na Lomba do Pinheiro, a unidade é uma das 34 gerenciadas pelo Hospital Divina Providência na Capital.

A ampliação da unidade garante o acesso odontológico na Aldeia Fàg Nhinn e qualifica o atendimento. Também foram criadas áreas específicas de esterilização de materiais e novo consultório médico. Com a reforma, foi possível criar, ainda, uma sala de escuta. A equipe que atua no local é multidisciplinar, composta por médica, enfermeira, auxiliar de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal. 

Atenção diferenciada

A gerente Natália Pires afirma que a US Indígena prevê uma atenção diferenciada, que atende às especificidades com base na diversidade sociocultural e nas particularidades epidemiológicas, ofertando,  assim, um cuidado integral. A equipe da US também atende os indígenas das aldeiasTupe Pen, Polidoro e Oré- Kupri.

“Essa é uma luta que vem há mais de 16 anos, a conquista de um novo espaço para atender a comunidade indígena”, afirmou o cacique da etnia Kaingang, Samuel da Silva, da aldeia Fàg Nhinn. 

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora