Sua Saúde

15/05/2023

Maio é o mês de alerta para as doenças inflamatórias intestinais

Com tratamento adequado, pacientes conseguem ter uma boa qualidade de vida

Compartilhe:

Dr. César Elias, gastroenterologista do HD

Dr. César Elias, gastroenterologista do HD

Maio é o mês dedicado aos cuidados e prevenção das doenças inflamatórias intestinais (DIIs). O chamado Maio Roxo alerta as pessoas sobre as doenças que estão cada vez mais comuns no Brasil, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

Estima-se que, no mundo, mais de 5 milhões de pessoas sofrem das DIIs. De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), o Brasil tem registrado aumento significativo no número de casos nos últimos anos. Pessoas com doenças inflamatórias intestinais têm grande impacto na qualidade de vida, pois as consequências geram mudanças na rotina e de condutas, bem como nos aspectos físicos, emocionais e sociais do paciente.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas incluem desde dores abdominais, cansaço e cólicas intestinais, até sangramento retal. Entre 25% e 40% dos pacientes também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos e hepáticos. 

O médico César Elias, gastroenterologista do Hospital Divina, explica que a partir de sintomas como diarreia, perda de peso, sangue ou pus nas fezes, por exemplo, é necessário uma série de exames para chegar ao diagnóstico correto. “O diagnóstico não é tão simples, pois não existe um exame que feche o diagnóstico de forma bem objetiva. As conclusões levarão em conta a condição clínica do paciente, exames laboratoriais, exames endoscópicos, análise histológica e exames radiológicos”, observa.

Hospital Divina tem núcleo especializado em doenças inflamatórias intestinais

O Hospital Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, possui um núcleo especializado em doenças inflamatórias intestinais formado por gastroenterologistas, proctologistas, nutricionistas, hematologistas e reumatologistas, entre outros. “A equipe multidisciplinar, conta com profissionais de grande experiência, o que resulta em um atendimento altamente qualificado, humanizado, completo e mais eficaz para o paciente”, observa o proctologista Enrico Sfoggia.

Doença de Crohn

Pode atingir a boca ao ânus e a maior parte do acometimento ocorre nos intestinos delgado e grosso. Além disso, apresenta-se de forma espaçada e atinge camadas mais profundas. 

Retocolite

A retrocolite ulcerativa provoca úlceras (feridas) no intestino grosso e no reto, acometendo a camada mais superficial da parede do intestino. A lesão é contínua, não havendo áreas sem doença no meio dos locais inflamados.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora