Notícias

01/04/2026

Hospital São José tem seis leitos de UTI habilitados ao SUS

Compartilhe:

O Hospital São José (HSJ), de Arroio do Meio, teve confirmada a habilitação de seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao Sistema Único de Saúde (SUS). A medida representa um avanço para a rede de saúde regional e deve ampliar a capacidade de atendimento de alta complexidade na região. O anúncio foi realizado na última terça-feira, 31, *por integrantes do Ministério da Saúde* em visita ao hospital.

Com a habilitação, o hospital passará a receber repasses do governo federal estimados em cerca de R$ 145 mil mensais, conforme a demanda e os atendimentos realizados. A formalização depende da publicação da portaria, prevista para os próximos dias, com expectativa de início dos repasses já em abril.

A confirmação foi destacada pelo secretário-adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Amilcar Salgado. “O gesto representa o quanto, hoje, a oferta de leitos de UTI no sistema público é importante para toda a população”, afirmou. 

Integrante da Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP), o Hospital São José aguardava desde junho de 2025 pela habilitação dos leitos para viabilizar o recebimento de recursos federais. A UTI está em funcionamento há cerca de nove meses e, até então, enfrentava desafios financeiros para manter os dez leitos ativos, sendo seis destinados ao SUS e quatro particulares.

Nesse período, a Prefeitura de Arroio do Meio realizou repasses mensais de R$ 125 mil para garantir a continuidade do serviço, enquanto articulava junto ao governo federal a habilitação dos leitos.

Para a gerente administrativa do HSJ, Niura Rodrigues, a confirmação representa um marco importante para a instituição. “Essa habilitação traz mais segurança para a manutenção dos atendimentos e reforça o compromisso do hospital com a qualidade da assistência prestada à comunidade”, destacou.

Estiveram presentes na vistoria de habilitação o Secretário-adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Amilcar; o representante do Ministério da Saúde, Dr. Fernando Figueira; os deputados federal Paulo Pimenta e Elvino Bohn Gass; o secretário da Reconstrução do governo federal, Maneco Hassen; o Diretor Presidente do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barichello; o Diretor de Relacionamento e Mercado da RSDP, José Clóvis Soares; o Diretor Administrativo-Financeiro da RSDP, Cláudio ~da Silva~ Oliveira; e as integrantes do comitê gestor do HSJ: Ir. Maria Ilani Reis, Paula Chaves e Niúra Rodrigues.

Compartilhe:

Confira outras notícias