Notícias

26/08/2025

UTI do Hospital São José completa dois meses de funcionamento

Compartilhe:

Com pouco mais de um mês de funcionamento, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José (HSJ), em Arroio do Meio, já apresenta resultados que refletem a importância da estrutura para a rede de saúde do Vale do Taquari. Aberta no dia 23 de junho, a UTI atendeu, exclusivamente, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e encerrou o primeiro mês com mais de 55 internações. 

A nova UTI, que integra o programa Inverno Gaúcho com Saúde, do Governo do Estado, foi planejada inicialmente para atender pacientes com síndromes gripais e respiratórias graves. No entanto, ao longo das últimas semanas, também passou a receber casos diversos que exigem atenção intensiva.

“Foram semanas de muito trabalho, cuidado e dedicação das equipes. A implantação da UTI representa um salto na qualidade assistencial oferecida pelo Hospital São José, com impacto direto na vida dos pacientes e de suas famílias. É uma entrega histórica para Arroio do Meio e para toda a região”, destaca o Dr. Nelson Franco, coordenador da UTI do HSJ.

Pacientes de 20 municípios diferentes

A maioria dos pacientes teve internação originada no próprio Hospital São José.. Ao todo, já passaram pela UTI pacientes vindos de 20 municípios diferentes, evidenciando o papel regional da nova estrutura.

As principais causas de internação foram infecções respiratórias, bacterianas ou virais, seguidas por quadros de infecção generalizada e insuficiência cardíaca. Também foram atendidos casos menos frequentes, como pós-operatório de cesariana de urgência por pré-eclâmpsia e pós-operatório de amputação.

Conquista com impacto regional

A UTI do Hospital São José conta com 10 leitos completos, além de salas de apoio para as equipes e familiares. O investimento inicial do Governo do Estado, para custeio da operação, é de R$1,86 milhão, válido por 90 dias, com expectativa de habilitação definitiva dos leitos junto ao Ministério da Saúde.

“Seguimos comprometidos com a qualificação da assistência, com segurança e humanização. A presença da UTI no município fortalece toda a rede de atenção hospitalar do Vale do Taquari”, finaliza Dr. Nelson.

Compartilhe:

Confira outras notícias