Notícias
20/08/2025
Hospital Estrela realiza sua primeira cirurgia de joelho com auxílio robótico
Compartilhe:
O Hospital Estrela, da Rede de Saúde Divina Providência (RSDP), realizou nesta terça-feira (19), um procedimento inédito: a primeira cirurgia de prótese total de joelho com auxílio robótico feita na instituição.
A paciente, uma mulher de 80 anos, moradora de Lajeado, sofria com dor crônica intensa, limitação de movimentos e uma deformidade severa no joelho, que comprometiam sua qualidade de vida. Diante do quadro, a equipe médica, liderada pela ortopedista Dra. Nathalia Burger, optou pela realização da cirurgia utilizando tecnologia robótica.
Segundo a especialista, o uso do robô trouxe benefícios decisivos para o sucesso do procedimento. “Essa tecnologia garante uma precisão muito maior no posicionamento do implante e na correção do alinhamento do joelho. Isso significa que conseguimos realizar uma cirurgia mais personalizada, mais segura e com resultados superiores para o paciente. Além disso, ela possibilita uma recuperação mais rápida, melhora significativa da mobilidade e aumenta a durabilidade da prótese. Outro ponto importante é que conseguimos utilizar próteses que oferecem uma amplitude de movimento maior em relação às convencionais”, explica.
A médica também destacou o marco que a cirurgia representa para a Rede. “É um avanço muito importante para a RSDP e para toda a comunidade do Vale do Taquari. Estamos trazendo para os nossos pacientes uma tecnologia de ponta, que já é realidade nos grandes centros do país e agora passa a estar disponível aqui, com todo o cuidado e a qualidade que caracterizam o nosso trabalho”, afirma.
Com esse procedimento pioneiro, o Hospital Estrela reforça sua posição de referência em cirurgias da especialidade. O hospital foi um dos que mais realizou cirurgias de traumato-ortopedia no RS em 2024, com mais de mil procedimentos complexos. Também recebeu reconhecimento internacional, ficando entre os 100 melhores do Brasil e como o melhor do Estado em cidades com menos de 50 mil habitantes.
Compartilhe: