Notícias

17/10/2024

HumanizaDor traz alívio a pacientes com dores crônicas de coluna

Programa é realizado no Hospital Independência e atingiu 3.555 pacientes entre janeiro e setembro deste ano.

Compartilhe:

O Dia Mundial de Combate à Dor é comemorado no dia 17 de outubro. Para marcar a data, o Hospital Independência, da Rede de Saúde da Divina Providência, promoveu ação especial com as pessoas colaboradoras para falar sobre prevenção e tratamento da dor. O HI, instituição com atendimento 100% SUS e especializado em casos de traumato e ortopedia, conta com o programa para tratamento de dores crônicas da coluna, o HumanizaDor, no qual são oferecidos atendimento ambulatorial multidisciplinar.

Por meio do programa, entre janeiro e agosto de 2024, foram atendidos 3.555 pacientes em várias áreas da saúde como fisioterapia, acupuntura, nutrição, farmácia, serviço social, psicologia, osteopatia, enfermagem e médico ortopedista. Para acessar ao HumanizaDor, o paciente chega ao HI para uma consulta com o especialista de coluna, encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde e regulado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Em caso de necessidade, o médico indica a realização de um bloqueio com analgésico para alívio da dor.

“Este paciente é convidado a participar do Programa HumanizaDor. Se aceita, fica por seis meses em acompanhamento ambulatorial multiprofissional”, explica a enfermeira Patrícia Araújo, supervisora do Ambulatório do Hospital Independência.  “Os relatos de ganho de qualidade de vida e alívio da dor de nossos pacientes são empolgantes”, relata Patrícia, corroborando o sucesso do HumanizaDor junto aos usuários do programa e do quanto o trabalho desenvolvido no Independência está integrado ao propósito da RSDP, de cuidado amoroso à vida.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação