Notícias

01/12/2023

Dezembro Vermelho traz ações de Combate à Aids

Unidades de Saúde, administradas pela RSDP em Porto Alegre, terão atividades intensificadas

Compartilhe:

1º de Dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids - uma campanha global que combate o preconceito, a desinformação e o estigma que ainda perduram em torno da doença. A campanha “Dezembro Vermelho” chama atenção da sociedade para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), principalmente aquela causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

O movimento é uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global. Portanto, a Rede de Saúde da Divina Providência intensificarnas Unidades de Saúde, sob sua administração em Porto Alegre, as atividades de combate a Aids, ao longo do mês de dezembro.

"Teremos conversas nas salas de espera com nossos pacientes e passaremos vídeos informativos durante todo o horário de funcionamento das unidades. Outra coisa muito importante: haverá intensificação da oferta de Testes Rápidos para ISTs, assim como, a distribuição de preservativos", conta o Supervisor Operacional da Atenção Primária à Saúde, Diego Ayala.

Outra parceria interessante acontece por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), no qual profissionais da área da saúde, de nossas unidades, ministram Educação sexual nas escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE).

RS é o estado com maior taxa de morte por Aids

O Rio Grande do Sul, pelo terceiro ano consecutivo, apresentou a maior taxa de mortalidade por Aids dos estados brasileiros. Os dados de 2022, do Ministério da Saúde, registraram 7,3 mortes a cada 100 mil habitantes. Porto Alegre também está em alerta: é a Capital com a maior taxa, com 23,8 óbitos a cada 100 mil moradores, o que representa quase seis vezes o coeficiente nacional, que é de 4,1.

Prevenção é o melhor caminho

É fundamental ressaltar que, apesar dos avanços no tratamento do HIV, a prevenção ainda é a principal arma contra a propagação do vírus. O uso de preservativos, a realização de testes regulares, a promoção de comportamentos sexuais seguros e o acesso à informação são elementos-chave na luta contra o HIV/AIDS.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora