Rede de Saúde Divina Providência

Doações

Hospital Divina

Fundado em 31 de maio de 1969, o Hospital Divina é uma das instituições que compõe a Rede de Saúde Divina Providência. É administrado por um corpo técnico especializado em gestão hospitalar e pelas Irmãs da Divina Providência. Espiritualidade e gestão estão presentes em todos os processos do Hospital Divina. O acolhimento, o cuidado e a segurança dos pacientes são princípios chaves para que o carisma das Irmãs se torne eficaz e atenda as reais necessidades de seu tempo.

Projetos em andamento

Ampliação do Setor Materno Infantil

Ampliação do Setor Materno Infantil

Reformar a área física do Centro Obstétrico e ampliar o número de leitos da UTI Neonatal, a fim de garantir segurança, qualidade e legitimidade do serviço de atendimento às emergências obstétricas.

Ampliação do Centro de Tratamento Intensivo Adulto

Ampliação do Centro de Tratamento Intensivo Adulto

Ampliar a atenção do paciente crítico através da estruturação de novos leitos de UTI adulto para atender crescente demanda de paciente grave, assegurando assistência segura e previsível, centrada no paciente e nas suas necessidades.

Amar é o bicho

Amar é o bicho

Visita de animais de estimação durante o tempo de internação de pacientes com internação prolongada, promovendo uma experiência positiva durante sua hospitalização.

Hospital Independência

O Hospital Independência é 100% SUS, regulado pela Secretaria Municipal de Saúde e faz parte da Rede de Saúde Divina Providência. É um hospital especializado, oferecendo atendimento clínico, cirúrgico e ambulatorial nas áreas de Ortopedia e Traumatologia. Atualmente, é acreditado ONA Nível 3 – nível de excelência, onde instituições atendem aos critérios de segurança do paciente, gestão integrada e cultura organizacional de melhoria contínua.

Projetos em andamento

Doe Carinho

Doe Carinho

Melhorar o atendimento prestado a pacientes com dor crônica através do programa sem dor, que oferece tratamento com várias especialidades além de tratamentos com acupuntura e osteopatia.

Doe Acessibilidade

Doe Acessibilidade

Garantir a reabilitação de pacientes traumatológicos e ortopédicos que necessitam o uso de andadores, muletas, tipoias e imobilizadores. Caso você tenha algum destes materiais em casa, nós do Hospital Independência ficaríamos muito felizes com sua doação.

Doe Conforto

Doe Conforto

Nos auxilie na renovação e aquisição do nosso enxoval de roupas de cama, lençóis, cobertores e travesseiros.

Doe Cultura

Doe Cultura

Incentivar o hábito da leitura como modo de tratamento alternativo através da ampliação do acervo do “cantinho da leitura”.

Doe Acolhimento

Doe Acolhimento

Melhorar a acomodação de familiares durante sua permanência no hospital.

Doe Apoio

Doe Apoio

Manutenção da estrutura física do hospital, assim como melhorias para continuar garantindo esse atendimento de excelência 100% SUS prestado à comunidade.

Hospital Estrela

Fundado em 14 de abril de 1929, com o nome de Casa de Saúde Estrelense. Desde a sua inauguração, o Hospital passou por muitas ampliações e transformações. O Hospital Estrela integra a Rede de Saúde Divina Providência e tem o compromisso de prestar serviços hospitalares humanizados, com segurança e qualidade. Esses são os princípios-chave para que o carisma das Irmãs se torne eficaz e atenda às necessidades do seu tempo.

Projetos em andamento

Programa de Voluntariado

Programa de Voluntariado

Investir em ambiência e confortabilidade aos pacientes e acompanhantes, durante sua permanência na instituição. As Agentes da Solidariedade do Hospital Estrela aceitam doações, organizam brechós e feiras, onde comercializam artesanatos e as roupas recebidas de doações.

Apoio à Saúde Mental

Apoio à Saúde Mental

Adequar a área física e promover atividades e oficinas de integração aliados ao Plano Terapêutico.

Estação de Tratamento de Efluentes

Estação de Tratamento de Efluentes

Construção e implantação do Sistema de Tratamento de Efluentes, adequando-se às normas vigentes em relação aos resíduos gerados nos diversos processos da instituição, bem como reduzir o impacto ambiental causado pelos efluentes gerados.

Centro de Parto Normal

Centro de Parto Normal

Reforma de área física para implantação de um novo Centro de Parto Normal para atendimento das gestantes, ampliando o número de salas de partos, leitos de observação e área física.

Hotelaria e Hospitalidade

Hotelaria e Hospitalidade

Reforma das unidades de internação para qualificação da hotelaria, a fim de melhorar a hospitalidade aos pacientes.

Renovação Tecnológica e Manutenção das Edificações

Renovação Tecnológica e Manutenção das Edificações

Necessidade de substituição dos equipamentos hospitalares para renovação tecnológica. Manutenção das edificações da Instituição, investindo em reformas e aquisição de mobiliário; Criação de espaços para promoção de qualidade de vida no trabalho e bem-estar dos pacientes e acompanhantes.

Hospital São José

Fundado em 19 de março de 1950, com forte apoio da comunidade de Arroio do Meio (RS), o Hospital São José integra a Rede de Saúde Divina Providência. De natureza filantrópica, atende a população de 161 municípios do Vale do Taquari e de regiões próximas. O Hospital São José tem o compromisso de prestar serviços hospitalares humanizados, com segurança e qualidade. Esses são os princípios-chave para que o carisma das Irmãs se torne eficaz e atenda às necessidades do seu tempo.

Projetos em andamento

Apoio à Saúde Mental

Apoio à Saúde Mental

Ampliar, reformar a estrutura física e promover oficinas e integração aliados ao Plano Terapêutico.

Reestruturação da recepção do Hospital

Reestruturação da recepção do Hospital

Ampliar e modernizar com intuito humanitário e organizacional, promovendo segurança e controle de acesso.

Ambientação para descanso dos funcionários

Ambientação para descanso dos funcionários

Reformular e adequar a estrutura existente para espaços que promovam qualidade de vida e bem estar no trabalho.

Pintura externa do Hospital

Pintura externa do Hospital

Manutenção e conservação das edificações da Instituição.

Modernização e reestruturação do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital

Modernização e reestruturação do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital

Construir obra interna atendendo legislação vigente e dimensionamento da demanda atual.

Serviço de Diagnóstico por Imagem

Serviço de Diagnóstico por Imagem

Reestruturar e centralizar em ambiente único todo serviço de imagem.

Hotelaria e Hospitalidade

Hotelaria e Hospitalidade

Reforma das unidades de internação, para qualificação da hotelaria, a fim de oferecermos uma melhor hospitalidade aos pacientes.

Hospital Santa Isabel

O Hospital Santa Isabel, localizado no município de Progresso, atende a população de mais de uma dezena de municípios do Vale do Taquari. Começou a funcionar em 23 de fevereiro de 1953 e integra a Rede de Saúde Divina Providência. Fiel à missão das Irmãs da Divina Providência, o HSI oferece atendimento clínico e ambulatorial humanizado. Identificado com a comunidade local, o Santa Isabel recebe apoio de parceiros para ações como a busca ativa e acompanhamento de pacientes idosos.

Projetos em andamento

Paciente em cuidados crônicos e/ou paliativos

Paciente em cuidados crônicos e/ou paliativos

Individualizar o cuidado e a assistência ao paciente crônico/paliativo por meio de uma equipe qualificada e ambiente acolhedor. Mais de 95% dos pacientes com este perfil epidemiológico são atendidos via SUS, em internações de longa permanência, alto custo e elevado grau de dependência das equipes assistenciais. Os recursos captados para esta finalidade buscam equilibrar o déficit relacionado a estes atendimentos, bem como, proporcionar melhores condições de conforto, privacidade e humanização para o paciente e sua família, por meio da utilização de acomodações diferenciadas e ações de cuidado individualizado.

Cuidado Amoroso à Vida da Comunidade

Cuidado Amoroso à Vida da Comunidade

Disponibilizar ações multiprofissionais de educação em saúde, prevenção, promoção, tratamento, e reabilitação, fora das dependências do hospital, buscando garantir o acesso da população a uma assistência qualificada em saúde, atuando em conjunto com a rede pública nas demandas prioritárias da comunidade, como, saúde do trabalhador, saúde do idoso, saúde da criança e do adolescente, saúde mental, saúde da mulher, e prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

Cuidado e desenvolvimento do trabalhador em saúde

Cuidado e desenvolvimento do trabalhador em saúde

Realizar ações de cuidado e prevenção à saúde do trabalhador, como ginastica laboral, ergonomia, incentivo a realização de atividades físicas e alimentação saudável, terapias alternativas, ações de desenvolvimento espiritual, e cuidado à saúde mental; Realizar ações de desenvolvimento e qualificação dos colaboradores, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas, e de liderança, baseados na compaixão e no cuidado amoroso a vida.

Qualificação de ambientes, estruturas e tecnologias

Qualificação de ambientes, estruturas e tecnologias

Manutenção das edificações da Instituição, investindo em reformas e aquisição de mobiliário; Criação de espaços para promoção de qualidade de vida no trabalho e bem estar dos pacientes e acompanhantes; Ampliação da capacidade instalada; Manutenção e atualização do parque tecnológico.

Nota Fiscal Gaúcha

Nota Fiscal Gaúcha é um programa que, por meio da distribuição de prêmios, visa incentivar os cidadãos a solicitar a inclusão do CPF na Nota Fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. Através do Programa, os cidadãos concorrem a prêmios em dinheiro, as entidades sociais, por eles indicadas, são beneficiadas por repasses e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e com a sociedade gaúcha.

Nota Fiscal Gaúcha
Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares

Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares

Prestar assistência integral às famílias de vulnerabilidade social, desenvolvendo ações educativas e preventivas, através das terapias naturais e integrativas (yoga, acupuntura, homeopatia, florais, auriculoterapia, entre outras).

Atenção Primária à Saúde

Projetos em andamento

Construção nova sede - US Glória

Construção nova sede - US Glória

Construção de nova sede da US que apresenta problemas estruturais importantes, interferindo na qualidade do cuidado de 16.000 usuários. US não apresenta consultórios suficientes, e as salas não tem janelas e nem pias para a lavagem de mãos. Divisórias das paredes não vão até o teto e põe em risco a confidencialidade do atendimento.

Implantação de consultório odontológico em US da Região (US Rincão, US Nossa Senhora das Graças e US Cruzeiro do Sul)

Implantação de consultório odontológico em US da Região (US Rincão, US Nossa Senhora das Graças e US Cruzeiro do Sul)

Possibilitar o acesso a cuidados odontológicos a mais de 15.000 pessoas que não dispõem de cuidados odontológicos em suas US de referência. Junto ao cuidado em saúde bucal, virão a melhoria de indicadores relacionados ao período gestacional, diminuição do risco cardiovascular, e melhoria dos hábitos alimentares.

Instalação de placas de energia solar nas US de APS.

Instalação de placas de energia solar nas US de APS.

Ampliar o potencial energético das US, as quais muitas não dispõem de ar condicionados suficientes por não comportarem a carga elétrica, bem como economizar a partir da captação de energia solar em 34 unidades de saúde cerca de 39.000 mil reais mensais aos cofres públicos. Servirá ainda como modelo e estímulo ao uso sustentável dos recursos naturais.

Construção de US na Aldeia Indígena Polidoro (última tribo da etnia Charrua no mundo).

Construção de US na Aldeia Indígena Polidoro (última tribo da etnia Charrua no mundo).

Massacrados no século XIX e tidos como extintos, os últimos índios Charrua vivem de forma precária e não dispõem de um serviço de saúde na localidade. A construção de uma US visa não somente a melhoria da saúde e qualidade de vida desse povo, mas serve como apoio à continuidade do povo Charrua.

Responsabilidade Social

Projetos em andamento

Consultório Móvel de Saúde

Consultório Móvel de Saúde

Disponibilizar, por meio de um veículo adaptado, cuidados em saúde e Práticas Integrativas e Complementares em variadas localidades de Porto Alegre, em especial àquelas mais carentes e necessitadas.

Projeto Porto Coralegre

Projeto Porto Coralegre

Mudar a realidade visual de uma comunidade carente por meio da pintura das as casas, modificando a visão do público externo ao local, mas especialmente o olhar dos próprios moradores, promovendo o fortalecimento da cultura local, e elevando a autoestima e qualidade de vida da população.

Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares - ATNC

Projetos em andamento

Estruturação dos Mutirões de Saúde

Estruturação dos Mutirões de Saúde

Adquirir estrutura para a realização de eventos/ Mutirões em Saúde, levando assistência em saúde, realizando ações educativas, e ofertando de Práticas Integrativas e Complementares em diversas localidades e comunidades carentes, entre elas: parques, praças, escolas, associações, etc. Necessidades: Macas dobráveis, gazebos, mesas e cadeiras.;

Estruturação de cozinha comunitária e espaço de secagem de plantas

Estruturação de cozinha comunitária e espaço de secagem de plantas

Reforma e estruturação de ambiente para a realização de oficinas educativas voltadas à comunidade carente por meio do uso de plantas medicinais e alimentos de origem vegetal. As ações promoverão ainda a mudança dos hábitos alimentares e melhora da saúde e qualidade de vida, bem como o estímulo à criatividade e novos sabores no preparo de alimentos sazonais e de origem vegetal. Visa ainda despertar maior consciência do impacto ambiental, e redução do consumo de produtos industrializados.

Doe Agora