Rede de Saúde da Divina Providência
Gestão » Governança Corporativa
A diretoria do Hospital Divina utiliza o sistema de governança corporativa para gerenciar, monitorar e promovertodas as atividades institucionais. Para dar sustentação ao modelo de gestão adotado, foram estipulados quatroprincípios básicos:
Transparência
Informação como fonte de credibilidade e confiança
Equidade
Respeito à integridade de todas as partes interessadas
Prestação de Contas
Dever institucional para a sustentabilidade da rede
Responsabilidade corporativa
Visão de longo prazo e compromisso socioambiental
Entre os benefícios da governança corporativa está o melhor controle das operações por parte dos acionistas e mantenedores. Isso acaba fortalecendo a imagem da instituição não apenas para profissionais do setor, mas para os usuários e público em geral.
Ajuda também a atrair e reter capital humano, contribuindo para a formação de equipes competentes e motivadas. O sistemafavorece ainda a captação de recursos financeiros, proporcionando maior segurança aos acionistas e mantenedores,e credibilidade para novos investidores.
Governança Corporativa
A Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) – a fim de viabilizar e promover sua eficiência administrativa e assegurar fidelidadeà Missão da Congregação – assumiu as melhores práticas de governança corporativa, bem como seus princípios básicosde transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Para isso, instituiu os seguintesórgãos de governo:
Assembleia Geral
Órgão máximo e soberano da entidade; constituída pela totalidade das associadas e pelas Irmãs da Divina Providência que sãointegrantes da Província Mãe da Providência.
Compete à Assembleia Geral:
- Cumprir e alterar o estatuto;
- Eleger, empossar e destituir os membros da diretoria da Sociedade Sulina Divina Providência (SSDP) e do conselho para assuntos econômicos e fiscais;
- Aprovar balanço patrimonial e demais demonstrações contábeis;
- Deliberar sobre a dissolução ou extinção da SSDP;
- Deliberar sobre demais assuntos de interesse da entidade.
Conselho para Assuntos Econômicos e Fiscais (CAEF)
Constituído por três associadas efetivas e três associadas suplentes, eleitas pela Assembleia Geral.
Tem como competências:
- Analisar e dar parecer à Assembleia Geral sobre balanço patrimonial e demais demonstrações contábeis;
- Analisar e dar parecer sobre relatório de atividades e balanço social;
- Zelar para que sejam devidamente conservados os documentos contábeis, fiscais e patrimoniais.
Diretoria
Órgão estatutário responsável pela direção e administração da entidade. Composta por presidente, primeira vice-presidente,segunda vice-presidente, secretária e tesoureira – todas associadas eleitas pela Assembleia Geral.
Compete à Diretoria:
- Acatar e fazer cumprir o estatuto;
- Admitir e demitir associadas;
- Nomear e destituir conselhos, comitês e dirigentes;
- Autorizar disposições sobre bens imóveis;
- Decidir sobre empréstimos e financiamentos;
- Abrir e fechar filiais, departamentos e núcleos de atividades;
- Aprovar diretórios, regimentos, regulamentos e normas internas;
- Deliberar sobre assuntos gerais.
Conselho Executivo
Colegiado de gestão operacional estratégica, responsável pela sincronia e compatibilização da organização e orientação dosrecursos da RSDP. Tem como finalidade atingir um objetivo comum, a partir de um processo participativo e circulare que tenha por premissas o caráter integrativo, sinérgico, sustentável (social, econômica e ambientalmente) einculturado no Carisma das Irmãs da Divina Providência.
Atribuições:
- Zelar pela missão e valores da SSDP e da RSDP;
- Promover o modelo de governança institucional;
- Potencializar o processo de integração das unidades de saúde;
- Zelar pela credibilidade e reconhecimento da RSDP;
- Observação dos valores axiológicos, racionalização dos gastos e otimização dos recursos;
- Garantir a perenidade da RSDP, na perspectiva da sustentabilidade, incorporando considerações de ordem econômica, social e ambiental na execução das operações;
- Cuidar para que as estratégias, políticas e diretrizes sejam implementadas;
- Instituir processos de planejamento e desenvolvimento de programas e projetos;
- Prevenir e administrar situações de conflito e divergências, colocando a missão da SSDP e da RSDP como prioridades;
- Prestar contas à Diretoria da SSDP.
Controles Internos e Compliance
Órgão de controle, não estatutário, informativo, consultivo e deliberativo, sem função executiva, a quem é conferida plenaautonomia e independência, com o objetivo de implementar o sistema de controles internos e compliance, mapeamentoperiódico de riscos; políticas, procedimentos, controles; educação e treinamentos; canais de denúncia; respostasàs infrações e desvios de conduta.
Gestão Executiva
Direção de Serviços Compartilhados
Concentra as atividades de apoio consideradas sinérgicas, em geral serviços administrativos e de suporte técnico especializado,executados por meio da integração de equipes próprias e terceirizadas, a fim de prover transversalmente todas asunidades operacionais.
Além disso, consolida as práticas de acompanhamento e controle da qualidade, com o estabelecimento de indicadores de desempenhoe instrumentos de gerenciamento.
Direção Geral de Operações de Saúde
Organiza, coordena, supervisiona e orienta as ações nas unidades de saúde da RSDP, responsáveis por todos os processos funcionaisem cumprimento das diretrizes do Conselho Executivo da RSDP e Diretoria da SSDP.