Notícias
06/08/2025
Hospital Divina recebe 3ª edição da Exposição Fotográfica Agosto Dourado
Compartilhe:
Em celebração aos 15 anos do movimento Agosto Dourado, o Hospital Divina (HD) recebeu, pela terceira vez, a Exposição Fotográfica Agosto Dourado. A iniciativa é idealizada pela enfermeira obstetra Janaina Lima, criadora do perfil Coisas de Bebê e tem produção do Estúdio Semente. Com ensaios realizados anualmente, a exposição percorre diferentes espaços do estado com o objetivo de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno.
Neste ano, o tema da campanha é “Priorizemos a amamentação: criemos sistemas de apoio sustentáveis”, reforçando a importância da rede de suporte às mães, incluindo familiares, profissionais de saúde, empresas e políticas públicas, para que a amamentação possa ser iniciada e mantida de forma saudável e segura.
No Hospital Divina, as imagens da exposição emocionaram as pessoas colaboradoras, pacientes e visitantes ao retratar histórias reais de mulheres que vivem a experiência da amamentação. Uma das participantes desta edição foi a médica Dra. Cláudia Maria Tagliari, do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) da instituição. Ela foi fotografada ao lado do filho, Filipe e, também, do marido. A presença de profissionais de saúde que também vivenciam a maternidade reforça a mensagem central do movimento: todos têm um papel fundamental no incentivo à amamentação.
A coordenadora do Centro Materno Infantil do HD, Dra. Cristina Mello, destaca os inúmeros benefícios do aleitamento para os bebês e para a sociedade. “O aleitamento materno é um dos pilares mais importantes da saúde infantil. Ele contribui para o desenvolvimento neurológico, imunológico e emocional do bebê, além de reduzir o risco de doenças como infecções respiratórias e diarreia. O apoio que a mãe recebe no início da amamentação faz toda a diferença para a continuidade desse processo”, afirma.
De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 45,7% dos bebês brasileiros menores de seis meses são alimentados exclusivamente com leite materno, um número ainda distante da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda alcançar ao menos 50% até 2030. A amamentação continuada até os dois anos de idade, associada à introdução alimentar adequada, é essencial para o crescimento saudável da criança.
Posto de Coleta de Leite Humano: rede de cuidado que transforma vidas
Além de apoiar ações educativas, o Divina também integra ativamente a rede de atenção à primeira infância por meio do seu Posto de Coleta de Leite Humano. O serviço permite que mães com produção excedente de leite materno possam doar o alimento, que é destinado a bebês internados na UTI Neonatal do HD e, também, ao Banco de Leite Humano do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas.
“Cada gota doada pode representar a sobrevivência de um bebê prematuro ou com baixo peso. Por isso, essa rede de doadoras é tão essencial e precisa ser valorizada. O Agosto Dourado é também um chamado à solidariedade”, complementa Dra. Cristina.
Compartilhe: