Notícias

24/07/2025

UTI do Hospital São José completa primeiro mês de funcionamento

Compartilhe:

Com pouco mais de um mês de funcionamento, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José (HSJ), em Arroio do Meio, já apresenta resultados que refletem a importância da estrutura para a rede de saúde do Vale do Taquari. Aberta no dia 23 de junho, a UTI atendeu, exclusivamente, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e encerrou o primeiro mês com mais de 40 internações. 

A nova UTI, que integra o programa Inverno Gaúcho com Saúde, do Governo do Estado, foi planejada inicialmente para atender pacientes com síndromes gripais e respiratórias graves. No entanto, ao longo das últimas semanas, também passou a receber casos diversos que exigem atenção intensiva.

Do total de 42 internações realizadas até 31 de julho, 33 já foram finalizadas, com 26 pacientes recebendo alta. Outros 9 seguem internados na unidade, sendo um deles em processo de transferência para outro município. 

“Foram semanas de muito trabalho, cuidado e dedicação das equipes. A implantação da UTI representa um salto na qualidade assistencial oferecida pelo Hospital São José, com impacto direto na vida dos pacientes e de suas famílias. É uma entrega histórica para Arroio do Meio e para toda a região”, destaca o Dr. Nelson Franco, coordenador da UTI do HSJ.

Pacientes de 15 municípios diferentes

A maioria dos pacientes teve internação originada no próprio Hospital São José, enquanto 17 foram encaminhados por outros serviços de saúde da região. Ao todo, já passaram pela UTI pacientes vindos de 15 municípios diferentes, evidenciando o papel regional da nova estrutura.

As principais causas de internação foram infecções respiratórias, bacterianas ou virais, seguidas por quadros de infecção generalizada e insuficiência cardíaca. Também foram atendidos casos menos frequentes, como pós-operatório de cesariana de urgência por pré-eclâmpsia e pós-operatório de amputação.

Conquista com impacto regional

A UTI do Hospital São José conta com 10 leitos completos, além de salas de apoio para as equipes e familiares. O investimento inicial do Governo do Estado, para custeio da operação, é de R$1,86 milhão, válido por 90 dias, com expectativa de habilitação definitiva dos leitos junto ao Ministério da Saúde.

“Seguimos comprometidos com a qualificação da assistência, com segurança e humanização. A presença da UTI no município fortalece toda a rede de atenção hospitalar do Vale do Taquari”, finaliza Dr. Nelson.

Compartilhe:

Confira outras notícias