Notícias

12/12/2024

Rede de Saúde da Divina Providência lança Programa de Prevenção e Proteção contra Violências

Compartilhe:

A Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) anunciou o lançamento de seu Programa de Prevenção e Proteção contra as Violências, uma iniciativa que reflete o compromisso com o cuidado de crianças, adolescentes e pessoas em situações de violência. O programa nasceu de um protocolo desenvolvido pela Congregação das Irmãs da Divina Providência, inspirado em uma orientação do Papa Francisco e deliberado no Capítulo Geral de 2020, intitulado “Protocolo de Prevenção da Violência Sexual e Proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis”.

Com base na missão histórica da Congregação de proteger os mais vulneráveis, a iniciativa visa prevenir situações de violência, proteger as vítimas e oferecer atendimento adequado em casos de abuso ou exploração. A ação abrange a divulgação de diretrizes clínicas, treinamentos e a criação de fluxos de atendimento específicos em todas as unidades da Rede.

O programa será adicionado às práticas internas em todos os espaços de saúde da Rede. As condutas definidas serão replicadas no atendimento aos pacientes, usuários e seus familiares e, também, no relacionamento interno entre pessoas colaboradoras da instituição.

A presidente da Sociedade Sulina da Divina Providência (SSDP), Ir. Inês Pretto, comemora o lançamento deste programa que reflete o compromisso da RSDP com o cuidado de pessoas vulneráveis nesta situação: “Nossa instituição não tolera nenhum tipo de violência. Essa construção iniciou há mais de 6 meses, em abril. De lá pra cá, pensamos, dialogamos e construímos, juntos, um importante programa que simboliza a essência da nossa Congregação, um combate à violência.” destaca

A construção

A marca do programa, simbolizada por uma borboleta em um quadro aberto, reflete transformação, renovação e acolhimento, destacando a diversidade e a pluralidade de culturas atendidas pela Congregação em quatro continentes.

O documento original, destaca que qualquer forma de abuso é inaceitável. Além disso, enfatiza que a violência pode assumir várias formas, incluindo física, sexual, psicológica, patrimonial, abandono e até abuso espiritual ou de poder.

Entre as ações previstas, estão apresentações do programa para pessoas colaboradoras, lançamento de uma cartilha para líderes, treinamentos em cada unidade da RSDP  e o monitoramento contínuo das iniciativas.

Cabe ressaltar quanto ao protagonismo dos assistentes sociais da Rede neste processo. “A intenção é fortalecer e ampliar a nossa atuação junto às equipes envolvidas", compartilhou Leidiane Piffer, assistente social do Hospital Santa Isabel da Divina Providência e referência no gerenciamento do protocolo.

“A chegada deste programa marca um novo capítulo em nossa trajetória de cuidado e proteção às pessoas. Ele não só fortalece nossa atuação ética, como também demonstra nosso compromisso em transformar vidas por meio de ações concretas e humanizadas”, afirmou Taiana Lando, coordenadora da área de Integridade da RSDP.

O programa reafirma o compromisso da RSDP com a conduta ética e a proteção de pessoas vulneráveis, buscando não apenas prevenir, mas transformar vidas por meio de um cuidado humanizado e amoroso.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação