Notícias
06/11/2024
Novembro Azul: 1 a cada 6 homens será diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida
Compartilhe:
Dados revelam a necessidade de que mitos sejam desfeitos e que o diálogo sobre a saúde masculina se torne parte da rotina dos homens em todo o Brasil.
Estamos no Novembro Azul, uma campanha nacional de conscientização que destaca a importância da prevenção ao câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados cerca de 65.840 novos casos de câncer de próstata anualmente no país, o que representa aproximadamente 29,2% dos tumores que afetam os homens.
Números que alertam
Em 2021, dados do INCA apontaram que houve mais de 15 mil mortes causadas por câncer de próstata, evidenciando a gravidade da doença quando não tratada precocemente. Ela é mais comum a partir dos 50 anos e homens com histórico familiar da doença devem iniciar a prevenção aos 45 anos. Ainda, estima-se que 1 em cada 6 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida.
Prevenção e diagnóstico
O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal são os principais métodos de detecção precoce. Segundo estudos, o diagnóstico rápido pode aumentar as chances de cura em até 90%. Apesar da importância, 30% dos homens ainda evitam realizar o exame de toque retal, segundo pesquisas do Datafolha, apontando para a necessidade de combater preconceitos e reforçar a educação sobre a saúde masculina.
Mitos sobre câncer de próstata
O urologista da Rede de Saúde da Divina Providência, Dr. Eduardo Terra Lucas, esclarece alguns dos principais mitos relacionados à doença:
Apenas homens mais velhos devem se preocupar com o câncer de próstata.
“Embora a maioria dos casos ocorra em homens com mais de 50 anos, aqueles com histórico familiar da doença ou fatores de risco devem iniciar a prevenção aos 45 anos.” destaca o urologista.
O exame de toque retal é doloroso?
“O exame de toque retal é rápido, dura cerca de 10 segundos e, na maioria das vezes, é indolor, pode apenas causar um leve desconforto. No entanto, ele é importante no auxílio do diagnóstico.” explica Terra Lucas.
Se não houver sintomas, não preciso fazer exames.
"É necessário esclarecer que o câncer de próstata em estágios iniciais costuma ser assintomático. Por isso, exames preventivos são essenciais, mesmo sem a presença de sintomas.” elenca o médico.
O exame de PSA é suficiente para diagnosticar o câncer.
“O PSA é um indicador importante, mas não é conclusivo. A combinação do PSA com o exame de toque retal aumenta a precisão do diagnóstico.” esclarece o profissional.
Se for diagnosticado, sempre será necessário remover a próstata.
“Nem todos os casos exigem cirurgia. Existem tratamentos variados, como radioterapia e vigilância ativa, dependendo do estágio e da agressividade do tumor.” ressalta o urologista.
Momento de conscientização
O Novembro Azul se consolida como um mês de luta pela quebra de estigmas, incentivando os homens a cuidar de sua saúde. É fundamental que as discussões continuem, que mitos sejam desfeitos e que o diálogo sobre a saúde masculina se torne parte da rotina de famílias e comunidades em todo o Brasil.
Compartilhe: