Notícias

11/10/2024

Hospitais Divina e Independência receberam recertificação de excelência da ONA

A acreditação Nível 3 é concedida pela ONA às organizações que atendem aos padrões e requisitos de segurança do paciente, gestão integrada e excelência em gestão.

Compartilhe:

Final da avaliação do Grupo Ibes em nossos hospitais, no mês de setembro

Final da avaliação do Grupo Ibes em nossos hospitais, no mês de setembro

Os hospitais Divina e Independência, da Rede de Saúde da Divina Providência, alcançaram o nível máximo de Excelência de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a ONA Nível 3. A oficialização da recertificação foi nesta quinta-feira (10). Na análise, são avaliados critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão, demonstrando os ciclos de melhorias e maturidade institucional.


Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, as instituições passaram por uma avaliação detalhada, pelo Grupo IBES, por meio de sua equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Os profissionais buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada.


De acordo com o superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde por meio da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde.


“A acreditação dos hospitais Divina e Independência é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.


“Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação em excelência, Nível 3, pois demonstra a dedicação e o compromisso de nossas instituições com a assistência prestada aos nossos pacientes. Nosso desafio não terminou, continuamos a trabalhar para desenvolver e implementar ações de melhorias contínuas em todas as nossas unidades da RSDP, visando, primordialmente, a segurança do paciente”, afirma Alex Pereira, coordenador da Gestão da Qualidade e Segurança da RSDP.


Desde 2021, o HD e o HI possuem o nível máximo na avaliação da ONA. O Nível 1 tem como foco padrões e requisitos que envolvem segurança, o Nível 2 é dedicado aos processos e à gestão integrada, e o Nível 3 atesta a excelência em gestão. 

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação