Notícias

17/09/2024

Dia Mundial da Segurança do Paciente: Hospitais da Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) se unem à campanha

As unidades da Rede aderiram à ação, iluminando suas fachadas na cor laranja durante todo o mês

Compartilhe:

O dia 17 de setembro celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente, marcado pelo uso da cor laranja como símbolo da conscientização. Os hospitais da Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) participam ativamente desta campanha global, reforçando o compromisso com a segurança dos pacientes, uma estratégia fundamental para a instituição.

Em 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) adota o slogan "Acertar, tornar seguro!", enfatizando a importância da precisão e segurança no diagnóstico e tratamento de pacientes. Os hospitais da RSDP também aderiram à ação, iluminando suas fachadas na cor laranja durante todo o mês.

Segundo a enfermeira Bruna Galdino, da área de Segurança e Qualidade da RSDP, diversas ações permanentes são realizadas nas unidades de saúde. "A segurança do paciente é uma conquista coletiva, que envolve toda a equipe interprofissional", afirma Bruna. Ela ressalta que a busca pela segurança no atendimento exige constante atualização, reforço de práticas e engajamento contínuo.

Para promover o debate e agregar informações sobre o tema, a RSDP realizará, em 27 de novembro, a 4ª Jornada da Segurança do Paciente – com ações para as pessoas colaboradoras e aberta à comunidade.

Campanha mundial

A campanha global de 2024 tem como tema “Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente” e traz o slogan "Acertar, tornar seguro!" –  focando na redução de erros diagnósticos, por meio de intervenções baseadas em pensamento sistêmico, fatores humanos e no envolvimento ativo de pacientes, famílias e profissionais de saúde.

Objetivos do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2024:

  • Aumentar a conscientização sobre erros de diagnóstico e destacar a importância de diagnósticos corretos, oportunos e seguros para a segurança do paciente.
  • Promover a segurança diagnóstica como uma prioridade nas políticas de saúde e práticas clínicas, em conformidade com o Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021-2030.
  • Estimular a colaboração entre formuladores de políticas, líderes de cuidados de saúde, profissionais da área, organizações de pacientes e demais interessados para promover diagnósticos seguros e eficazes.
  • Capacitar pacientes e suas famílias a participarem ativamente dos processos de diagnóstico junto aos profissionais e gestores de saúde.
    Como parte da campanha, a tradicional iluminação em laranja de monumentos e prédios públicos seguirá como marca registrada. 

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação