Notícias
16/07/2024
Você sabe o que é a EVALI, doença grave que já matou muitos usuários de cigarros eletrônicos?
Compartilhe:
O dano causado pelo cigarro eletrônico nos pulmões pode ocorrer mais rapidamente do que o causado pelo cigarro convencional. O uso pode provocar uma doença chamada EVALI - um dano pulmonar agudo grave, pela toxicidade das substâncias contidas no cigarro eletrônico.
A Evali leva à insuficiência respiratória e já foi a causa de óbitos em jovens de vários países. Somente nos EUA, entre 2019 e 2020, foram registradas quase 13 mil internações e 68 mortes por esta doença.
A pneumologista do Hospital Estrela, Dra. Iloni Barghouti, destaca que de acordo com a Organização Mundial de Saúde, os vapes são tão ou mais prejudiciais quanto o cigarro convencional, comprometendo a saúde pulmonar e vascular, além de aumentar o risco do desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como:
– câncer de traqueia, brônquios e pulmão;
– leucemia mieloide aguda;
– câncer de bexiga;
– câncer de pâncreas;
– câncer de fígado;
– câncer de colo de útero;
– câncer de esôfago;
– câncer de rim e ureter;
– câncer de laringe;
– câncer na cavidade oral;
– câncer de faringe;
– câncer de estômago;
– câncer de cólon e reto.
Por isso, a ideia de que os vapes poderiam ser “menos prejudiciais” à saúde do que o cigarro convencional e até mesmo ser utilizado para auxiliar no processo de parar de fumar é um MITO, mesmo na ausência de nicotina em sua composição.
Compartilhe: